Artigos Opinião
Os trabalhadores não podem pagar a conta
A regulamentação da terceirização da mão de obra foi o tema da primeira audiência pública da história do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na semana passada. Só este fato dá a dimensão da importância desta discussão polêmica, que vai impactar grandemente as relações de trabalho no Brasil daqui para frente.
Leia mais...
Uma pena!
Origem pobre, meu pai dizia. Não de classe média, pobre mesmo, completava. Não era bem assim. Com um carro simples, colégio particular e conforto em casa, não era bem pobre e sim de uma classe média empobrecida. Portanto, o sonho da minha família era a aprovação, um passaporte para a vida tranquila. Um salário certo, uma aposentadoria garantida e outras vantagens: o sonho de consumo da classe média.
Leia mais...
Jogar Conversa Fora
Outro dia, em entrevista concedida a um dos blogs do Estado, o empresário-socialista posou-se de postulante à prefeitura de Cuiabá, e, nessa condição, teceu fortes críticas ao atual prefeito. Este, no seu entender, deveria “tomar atitudes ousadas para obter resultados”. Pois, “os problemas” por aqui têm soluções, e reconheceu que, para solucioná-los seria preciso “realizar um trabalho complexo”.
Leia mais...
Manacial de Ganâncias
Nem todo setor das economias latino-americanas é um mar de rosas para os investidores. Alguns já foram. Outros passaram a ser. A abertura neoliberal das últimas décadas do século XX não tem hoje a mesma facilidade devido às resistências cívicas e sublevações populares, como as que se opõem à privatização da água na Argentina e na Bolívia.
Leia mais...
Comemore seu dia, professor!
Próximos desta data tão especial, apesar de algumas circunstâncias dizerem o contrário, você, querido professor, tem sim muito que ser celebrado.
Leia mais...
A Estratégia
O objeto de desejo de quaisquer partidos políticos é o poder de mando. É a luta pela conquista de tal sonho que leva aos casamentos político-eleitorais, os quais abreviam o tempo e encurtam as distâncias para se chegar à chefia da administração pública. Posição sedutora – capaz de atrair apoiadores. São estes, aliás, que também fortalecem a situação dos líderes políticos, mesmo que se encontrem na periferia. Condição necessária, inclusive, para um deles erguer uma dada bandeira partidária. Foi isso o que se viu recentemente, com a criação do PSD/MT.
Leia mais...
É proibido ser perdulário
A vigorosa reação da opinião pública à mais recente tentativa de recriar a CPMF sob nova roupagem converteu-se numa cabal demonstração de que a sociedade já não suporta calada a repetição de antigas artimanhas destinadas a tungar o bolso do cidadão em benefício de uma casta de políticos e apadrinhados que se acomodam às benesses do Planalto Central e se esquecem dos sacrifícios enfrentados pela grande maioria da população brasileira.
Leia mais...
Bolha, só se for de equívocos
Desde o início do ano temos presenciado alertas quanto aos riscos de estouro de uma possível bolha crédito no Brasil.
Perdemos Steve Jobs
Perdemos Steve Jobs. É com grande intimidade e com um sentimento de perda que escrevo isso. Afinal, Steve faz parte da minha vida desde que, no início dos anos 80, me apaixonei por computadores ao tocar um Apple II, mesmo ele estando desligado. Foi ali que decidi ser programador de computadores. Steve Jobs representa (no presente mesmo) o que há de mais genial em uma geração que nasceu no pós-guerra.
Políticos e Partidos PICHISBEQUE
Em Cuiabá na década de 60, o povo vivia de acordo com a simplicidade da cidade, as pessoas conheciam umas as outras, era a época das conversas nas calçadas na “boca da noite”, tomando a “fresca”, para poder dormir, esperando que o mês de agosto tivesse o seu fim, juntamente com a expectativa do período chuvoso.