Artigos Opinião
Avaliação da educação Mato-Grossense
No início de 2003, acompanhado do sábio e experiente Gabriel Novis Neves – então, Secretário de Estado de Educação – apresentei para professores, coordenadores e diretores de escolas, em SINOP, os resultados do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Na medida em que eu expunha os “slides” com as matrizes de competências e habilidades que os alunos deveriam dominar; na subseqüente apresentação dos resultados dos exames de matemática e língua portuguesa, sentíamos na sala um clima de indignação, raiva, curiosidade, choque.
Leia mais...
Desonesto é o outro
Cumprindo promessa de pai, criei coragem e encarei uma noite de Rock in Rio com minha mulher e filhas e fomos todos assistir ao show da banda Red Hot Chili Peppers. Dentre as incontáveis explorações a que são submetidos os turistas em eventos desse tipo, partilho com os leitores uma especificamente e que me colocou para pensar: ao sair do show, já por volta das 3h, percebi que os taxistas estavam fazendo uma espécie de leilão para conseguir o melhor preço nas corridas, pois o número de passageiros era muito maior do que o número de táxis disponíveis no local.
Leia mais...
Planejar para perpetuar
A grande maioria dos empresários não dá a devida importância para os tipos societários escolhidos para a condução dos seus negócios, nem mesmo para os riscos a que estão sujeitos em função da escolha equivocada ou inapropriada do modelo adotado. Muitos, aliás, não sabem sequer diferenciar as implicações e responsabilidades dos sócios, acionistas, administradores e da própria sociedade dentre os diversos tipos legais existentes.
Leia mais...
Congresso Ibero-Americano de educação
A transformação que as sociedades latino-americanas anseiam pela "Educação" não consegue impulso pelas políticas públicas vigentes enquanto fique somente a cargo de políticos bem intencionados. É preciso que a sociedade civil se desperte de um sono que já dura décadas na América Latina e relega responsabilidades nossas a "autoridades" e outros entes indiretamente interessados na questão.
Leia mais...
Comprometedora e Desabonadora
A centralização das ações não é a melhor das opções. Ainda mais em um Estado democrático e de direito, no qual a administração pública deve ser tocada com total transparência e impessoalidade. Exigências que necessitam do olhar vigilante e cuidadoso do governante, e isso – evidentemente – nada têm a ver com o centralizar ou deixar que os auxiliares façam o que lhes “vêm na telha”. Atitudes abomináveis. Sobretudo a última. Pois esta, ao contrário da imagem de distribuição de funções e poderes de um governo entre seus secretários, “vende” a idéia de fraqueza e de falta de pulso de quem deveria ter as rédeas dos negócios públicos.
Leia mais...
Descaracterização da Residência Médica
Há cerca de quinze dias, mais precisamente em 15 de setembro de 2011, foi publicado o Decreto nº 7.562 da Presidência da República, com disposições sobre a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e definição de regras a respeito do exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições que ofertam programas de Residência Médica.
As consequências desse decreto nº 7.562 não serão positivas. A começar por enfraquecer o poder decisório das entidades médicas, como também da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR). O colegiado da CNRM passa de oito vagas para doze, sendo somente cinco ocupadas por profissionais de Medicina. Dessa maneira, quem mais conhece sobre o tema fica em posição minoritária, o que fere a democracia e prejudica a formação do médico. Para que, então, existe a Comissão?
Leia mais...
As consequências desse decreto nº 7.562 não serão positivas. A começar por enfraquecer o poder decisório das entidades médicas, como também da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR). O colegiado da CNRM passa de oito vagas para doze, sendo somente cinco ocupadas por profissionais de Medicina. Dessa maneira, quem mais conhece sobre o tema fica em posição minoritária, o que fere a democracia e prejudica a formação do médico. Para que, então, existe a Comissão?
Parece, Mas Não É
Mais um partido político. É o vigésimo oitavo. Nasce grande. Bem maior que muitos dos mais antigos. Mas não menos viciado que os demais. Pois até o seu momento de gestação foi marcado por assinaturas de gente morta e de quem confessava jamais ter “endossado” criação alguma. Isso, contudo, não invalidou seu registro. Tampouco concorreu contrariamente a ausência de certificação dos tribunais, uma vez que esta nem mesmo é mencionada na legislação eleitoral. Vale apenas a apreciação dos cartórios. Afinal, vive-se no “país do se dá um jeitinho em tudo”. Inclusive no “furar” a fila para não perder o prazo.
Leia mais...
A APAMS merece mais que um espaço, merece novos parceiros
Na condição de vereador pelo Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB) de Sinop, muito me honrou ter tido a oportunidade de na última segunda-feira (26/09) votar favorável a doação de uma área para construção da sede própria da Associação Protetora dos Animais do Município (APAMS) de Sinop. Foram destinados 3.272,14 m², para que seja construído o canil, sala veterinária, escritório, depósito de ração e acomodações para caseiros.
Leia mais...
Fazer
Saúde na Organização das Nações Unidas: foram dois dias em que chefes de Estado alternaram-se ininterruptamente na tribuna do fórum de maior relevância do planeta.
Leia mais...
Um pouco de ar fresco permite novos olhares
Caso você ache que seus problemas vão sufocar toda sua esperança de ter uma vida com mais qualidade, quem sabe um pouco de ar fresco pode ajudá-lo a ver as coisas de um modo diferente. Erga sua cabeça e olhe para o céu que, mesmo com nuvens, tem muito a ensinar. Você vai ver que, quando abaixar novamente sua cabeça, novas ideias estarão povoando seus pensamentos.
Leia mais...