Notícias Saúde
Medicamentos à base de maconha ganham sinal verde
A gigante farmacêutica Novartis assinou um acordo para vender um medicamente à base de maconha na Austrália, Ásia, Oriente Médio e África. A droga combina dois componentes ativos da cannabis que combatem movimentos musculares involuntários em pessoas com múltipla esclerose. As informações são site Live Science.
Anvisa fixa novas regras para importação de alimentos do Japão
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definiu critérios para a importação pelo Brasil de produtos e matérias-primas originários do Japão e fabricados a partir de 11 de março. A resolução foi publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial da União.
Fase aguda da toxoplasmose dura cerca de seis meses, afirma médico
Depois do Bem Estar desta segunda-feira (11), o infectologista e consultor Caio Rosenthal respondeu a perguntas da internet sobre toxoplasmose. Segundo ele, o tratamento de mulheres grávidas e das demais pessoas é diferenciado.
Miopia: pessoas com alto grau já podem recorrer à cirurgia para corrigir a visão
Óculos com lentes ‘fundo de garrafa’ costumam ser um grande incômodo para várias pessoas com médio ou alto grau de miopia. Para enxergar melhor, muitas acabam comprometendo a autoestima e a vida social. A grande novidade para casos como esses são as lentes implantáveis. Nos Estados Unidos, um estudo publicado no jornal Archives of Ophthalmology analisou mais de 600 pessoas que implantaram lentes para correção de alta miopia. Os resultados mostram que 74% permaneceram com visão 20/20 e 95% atingiram visão 20/40 – ou melhor – após cinco anos.
Tabagismo e saúde pública
Sociedades altamente dominadas pela cultura empresarial, como a brasileira e a estadunidense, são proclives a perder o sentido de "público" ou a vê-lo pulverizado.
Leia mais...
Jovens privados de laptops e celulares sofrem crise de abstinência
Os sintomas de abstinência experimentados por jovens privados de seus computadores e smartphones são comparáveis aos de viciados em drogas, afirma uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland.
Trabalhar demais pode causar problemas no coração, diz estudo
Ao avaliar o risco de doenças cardíacas para um paciente, os médicos consideram fatores como idade, colesterol e tabagismo. Um novo estudo sugere uma medida adicional: trabalhar por muitas horas.
Pesquisa revela desconhecimento das mulheres sobre osteoporose
Uma pesquisa recente com 232 mulheres que têm osteopenia ou osteoporose, realizada no Hospital da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra um grande desconhecimento das pacientes sobre o tratamento dessas doenças, que são mais comuns em mulheres, especialmente após a menopausa.
Rede de atendimento do MT Saúde conta com mais de 600 médicos em Cuiabá
Há quase oito anos o servidor estadual conta com os serviços prestados pelo MT Saúde, que somente em Cuiabá tem no seu quadro de credenciados 641 médicos, 54 clínicas de diagnósticos e 16 hospitais. A única especialidade que não faz parte do plano é da área de psiquiatria. Na capital mato-grossense são 26 mil beneficiários atendidos entre servidores, dependentes (marido, esposa e filhos) e agregados (pai e mãe).
Cerca de 10% dos casos de câncer são
Cerca de 10% dos casos de câncer em homens e de 3% em mulheres são atribuídos à ingestão de álcool, revela um estudo realizado em oito países europeus.