Notícias Política
Prestes a completar um mês em greve, professores da rede estadual de ensino dizem que Silval prolonga paralisação
Preste a completar um mês em greve na próxima segunda-feira (9), os trabalhadores da rede estadual de ensino reclamam da ausência de respostas por parte do Poder Executivo para elucidação do problema.
Nortão: TRE avalia nova acusação por compra de votos contra prefeito
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) julgam um novo recurso, na terça-feira (10), da coligação do ex-prefeito de Tapurah, Milton Geller (PSD), contra o gestor eleito no último pleito, Luiz Umberto Eickoff (PDT). É sustentada a denúncia por compra de votos, além dele, contra o vice Sérgio de Melo (PTB), a coligação deles, e uma segunda, além do candidato a vereador Atilio Kirnev (PPS). O processo é relatado pelo juiz José Luís Blaszak.
Deputados investigam supostos repasses ilegais da Secretaria de Transportes à empreiteiras
Deputados estaduais, motivados por denúncia anônima, deverão investigar a contratos de empreiteiras com a Secretaria de Estado de Transportes. De acordo com o deputado José Riva (PSD), documentos chegaram até ele por meio de um envelope.
Vereadores de Sinop acompanharão depoimento de gestor de hospital
O presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Hospital Regional de Sinop, vereador Wollgran Araújo (DEM), vai a Cuiabá, na terça-feira (10), para acompanhar os esclarecimentos que Wellington Arantes, diretor administrativo da Fundação Santo Antônio, Organização Social de Saúde (OSS) que administra o Hospital Regional de Sinop, fará aos deputados. O vereador foi convidado formalmente pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Antônio Azambuja.
João Emanuel se mantém na presidência da Câmara porforça de liminar (Foto: Otmar de Oliveira/ Câmara de Cuiabá)
Sem energia, Câmara de Cuiabá suspende sessão pela segunda vez
Sem energia elétrica desde segunda-feira (2), a Câmara de Vereadores de Cuiabá suspendeu a sessão plenária prevista para ser realizada na manhã desta quinta-feira (5). Essa é a segunda sessão que deixou de acontecer nesta semana por conta dessa pane na rede elétrica, ocorrida em meio a uma briga política envolvendo parlamentares da oposição e da base aliada do prefeito.
Silval lança construção de maior ponte da América Latina
O governador Silval Barbosa (PMDB), em visita à região Noroeste de Mato Grosso, anunciou a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Aripuanã. O local é conhecido por possuir a maior ponte de madeira da América Latina, com extensão de 350 metros. O investimento, segundo Silval, será de R$ 17 milhões para a construção de uma ponte de concreto no local.
Silval analisa hoje proposta de aumento
O governador Silval Barbosa (PMDB) vai analisar, nesta quinta-feira (5), proposta elaborada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) que prevê o aumento de recursos para a educação estadual em 2,2%, passando de 25% para 27,2%.
Vereador reclama que falta de luz foi providencial e exige laudo técnico
O vereador Renivaldo Nascimento (PDT) insinuou que a suposta pane elétrica, que ocorreu na Câmara de Cuiabá na última segunda (2) e que até agora não foi resolvida, pode ter sido forjada pelo presidente João Emanuel (PSD) para adiar as sessões plenárias que deveriam ter acontecido nesta semana. Acontece que os 16 vereadores do bloco governista ainda tentam tirar o social-democrata da presidência do Legislativo. O clima é de confronto e eles prometem colocar novamente em votação o requerimento que pede o afastamento do parlamentar do cargo por desrespeitar o Regimento Interno.
Justiça valida sessão que afastou presidente da Câmara de Cuiabá
A Justiça estadual validou nesta quinta-feira (5) a sessão ocorrida há uma semana na Câmara de Cuiabá, na qual o vereador João Emanuel (PSD) foi declarado afastado da presidência da Casa por um grupo de 16 vereadores. A votação havia sido invalidada pela própria Justiça no dia seguinte, mas a decisão foi cassada pelo desembargador José Zuquim Nogueira, da Quarta Câmara Cível de Cuiabá, após recurso protocolado pelo vereador Haroldo Kuzai (PMDB), que presidiu a votação. O parlamentar informou que só deve se manifestar após ser notificado.
Julgada procedente representação contra a Prefeitura de Peixoto de Azevedo quanto a registro em folha de pagamento de servidor com mais de 70 anos
O Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou procedente representação interna proposta pela Secretaria de Controle Externo contra a Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo, sob a gestão de Sinvaldo Santos Brito. A razão da representação foi à constatação de irregularidade referente ao registro, em folha de pagamento, de servidor ativo com mais de 70 anos de idade. A sessão aconteceu terça-feira (03/09).
Leia mais...