Silval analisa hoje proposta de aumento
O governador Silval Barbosa (PMDB) vai analisar, nesta quinta-feira (5), proposta elaborada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) que prevê o aumento de recursos para a educação estadual em 2,2%, passando de 25% para 27,2%.
De acordo com o sindicato, o avanço é capaz de contemplar uma das reivindicações da categoria, a de que 65% do orçamento da pasta seja destinado ao pagamento de salários aos profissionais da rede pública de ensino.
Em termos práticos, o crescimento no orçamento garantiria, em tese, reajuste de 10,41% nos vencimentos e o pagamento de hora-atividade aos interinos, aproximadamente metade dos professores que atuam no Estado.
Para a direção do Sintep, a aplicação das reivindicações seria possível mesmo se mantido o percentual, desde que não ocorra o “desvio de finalidade” no uso de parte da verba.
O estudo foi apresentado e debatido na última terça-feira (3), entre representantes do movimento grevista e o secretário de Educação, Ságuas Moraes, e deveria ter sido apresentado a Barbosa ontem (4). Uma viagem do chefe do Executivo a Brasília, no entanto, inviabilizou a entrega.
Amanhã (6), está prevista a realização de audiência pública, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para debater a situação da Educação em Mato Grosso.
A paralisação dos professores chegou hoje ao 26º dia, com adesão, segundo o Sintep, de 80% dos profissionais. Com isso, mais de 480 mil alunos estão sem aulas neste período.
Comentários