Notícias Política
Procurador compara Riva com Sandro Louco e João Arcanjo Ribeiro
O Procurador de Justiça Domingos Sávio, responsável por defender o parecer do Ministério Público Estadual (MPE) no julgamento do Habeas Corpus que buscava derrubar a prisão preventiva do ex-deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) comparou o antigo chefe do poder Legislativo mato-grossense a nomes conhecidos na esfera criminal. Riva foi posto como “superior”, por sua periculosidade contra a ordem pública, a Sandro Louco, líder da facção criminosa Comando Vermelho de Mato Grosso e o bicheiro João Arcanjo Ribeiro.
Silval garante que seu governo adotou medidas de segurança desde 2012 para evitar fraudes
A prevenção às fraudes contra a Conta Única do Estado e outras formas de movimentação financeira de Mato Grosso foram implantadas em 2012 e nada foi jogado para baixo do tapete. A garantia partiu do governador Silval Barbosa (PMDB), ao rebater as acusações feitas pelo atual secretário de Fazenda, Paulo Ricardo Brustolin, de que seu governo não teria tomado nenhuma medida para aumentar a segurança da Conta Única.
Trinta comissionados são exonerados do Governo que nomeia ainda servidores para o 'alto escalão'; veja nomes
O governador Pedro Taques (PDT) nomeou mais sete servidores para compor a sua equipe neste início de mandato, dois deles, são do alto escalão do Executivo (Nível DGA-2). O gestor também aproveitou para exonerar mais 30 comissionados. A pasta mais atingida foi a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com 27 cortes. O objetivo é enxugar a máquina pública.
Taques prorroga prazo de estudo de comissão e impasse sobre Fethab deve se estender até o mês de maio
O governador Pedro Taques (PDT) resolveu prorrogar, em quarenta e cinco dias, o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão constituída pelo Decreto nº 15, de 3 de fevereiro de 2015, criada para discutir a redivisão do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Com isto, o impasse, transformado em batalha judicial em dezembro do ano passado, deve se estender até maio.
CGU abre processo contra 6 empresas citadas na Lava Jato
A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou nesta quarta-feira a abertura de mais seis processos administrativos de responsabilização contra empresas envolvidas na Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras. Os processos são contra a Tome Engenharia S/A, Egesa Engenharia S/A, Carioca Christian Nielsen S/A, Skanska Brasil Ltda, Eit Empresa Industrial Técnica S/A, MPE Montagens e Projetos Especiais S/A. Há possibilidade de novos processos serem abertos contra outras empresas.
Secretários visitam AL-MT para negociar reforma administrativa que prevê extinção de 1.100 cargos
Um grupo de secretários liderados pelo chefe da Casa Civil, Paulo Taques, vai a Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (18) para dialogar e tentar convencer os deputados a aprovarem na íntegra a reforma administrativa proposta pelo governador Pedro Taques (PDT). Alguns parlamentares tem criticado a proposta de outorgar ao chefe do Executivo Estadual poder de criar e extinguir cargos e secretarias através de decreto, e até mesmo a vinculação de autarquias às pastas do Governo.
62% reprovam governo Dilma, indica Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira mostra que 62% dos brasileiros consideram a gestão da presidente Dilma Rousseff como ruim ou péssima. A impopularidade de Dilma subiu 18 pontos comparada ao levantamento anterior do instituto em fevereiro.
Congresso triplica verba de partidos no novo Orçamento
O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de Orçamento de 2015, com uma alteração no texto original que triplicou o valor previsto para o Fundo Partidário, que reúne recursos a serem distribuídos aos partidos políticos de forma proporcional ao tamanho de suas bancadas na Câmara.
Oposição vai ao STF pedir investigação de Dilma, diz Aécio
Animada pelas manifestações contra o governo, a oposição se uniu nesta terça-feira no Congresso e decidiu pedir a investigação da presidente Dilma Rousseff ao Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que alegou existir jurisprudência na Corte nesse sentido.
Desembargadores mantêm prisão de Riva por unanimidade e defesa promete recorrer; veja
Os três desembargadores que compõem a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, Rui Ramos, relator, Marcos Machado, que substitui Orlando Perri, e Rondon Bassil Dower Júnior votaram contra o pedido de habeas corpus protocolado pela defesa do ex-deputado estadual José Geraldo Riva. O pedido já havia sido negado monocraticamente no dia 25 de fevereiro, pelo desembargador Rondon Bassil. Depois disso, os advogados do ex-parlamentar ingressaram com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que entendeu que a ação deveria ser julgada primeiramente no Tribunal de Justiça para, só então, passar pela Corte. Com a negativa do TJ, os advogados de Riva afirmaram que vão recorrer da decisão.