Notícias Política
AMM discute estado a atualização dos valores repassados do Transporte Escolar
A Associação Mato-grossense dos Municípios está negociando com o governo do estado a atualização dos valores repassados para o transporte escolar. Desde 2010, o valor repassado às prefeituras é de R$1,80 por quilômetro rodado. A intenção é corrigir o repasse em consenso, levando em consideração o Índice Nacional de Preços (INPC) dos últimos anos, mais viável para efetuar o pagamento. O valor deve ser estabelecido em consenso, por uma comissão que conta com a participação da AMM e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O assunto foi explanado nesta sexta-feira (27) durante a Assembleia Geral dos prefeitos.
Repasses do cofinanciamento de programas da assistência social estão em atraso
O repasse do governo federal, referente ao cofinanciamento dos programas e serviços socioassistenciais, estão em atraso. Segundo informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), há atrasos na verba destinada a proteção social básica e a proteção social especial de média e alta complexidade. O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) diz que a demora para aprovação do Orçamento Geral da União (OGU) para o ano de 2015 causou os atrasos. Mas informa que não há previsão para regularização das transferências.
"Cabidão" emprega parentes, ex-deputado, cabos eleitorais e empresários falidos na Assembléia
Considerada uma “teta” para poucos mortais, ingressar na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em cargo de confiança, significa ao “premiado” uma vida regada a conforto e luxo no ambiente de trabalho, salário gordo e regalias que vão desde feriados prolongados intermináveis a mordomias.
Municípios de MT devem receber em 10 vezes R$ 30 milhões do Fethab
O governador Pedro Taques esteve reunido nesta sexta-feira (27) com mais de 60 prefeitos de Mato Grosso para anunciar a decisão do Governo do Estado sobre o pagamento do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Ficou acertado que será cumprida a determinação da ministra Rosa Webber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a liminar da Justiça de Mato Grosso que suspendia a divisão do fundo.
Austríaco bilionário é preso tentando passar ouro em aeroporto
O bilionário austríaco Wener Rydl foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (27), no Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, ao tentar embarcar pra Santarém (PA) com uma barra de ouro. Agentes da Polícia Federal o levaram para detido para a Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá.
Barra do Bugres - Prefeito Júlio Florindo e equipe promovem choque de gestão no Hospital Regional
O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, desde a última segunda-feira, dia 23 de Março, transferiu seu gabinete e juntamente com os gabinetes dos secretários de Finanças Rudnei da Cruz Linhares, secretário de Governo Jorge Piassa, secretário de Saúde, Antônio Manoel de Souza, bem como parte de sua equipe jurídica e equipe técnica para as dependências do Hospital Roosevelth Figueiredo Lira.
Juíza rejeita suspeição e diz que "qualquer mortal com a ficha de Riva poderia ser preso"
A juíza Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-deputado José Geraldo Riva, preso desde o dia 21 de fevereiro, que alegou a suspeição da magistrada. Em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (27), a juíza afirmou que o “inconformismo” gerado com sua decisão não é motivo para acolher a pretensão.
Acordo para repasse do Fethab em Mato Grosso pode ser anunciado hoje
Governador Pedro Taques (PDT) anuncia hoje (27), na primeira assembleia geral da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) o acordo firmado com a entidade para o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o repasse de parte dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) às prefeituras. O Estado foi notificado da decisão no último dia 16, mas até então discutia com sua equipe econômica uma forma de cumpri-la. Na segunda rodada de reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, o presidente da AMM, prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), chegou a um entendimento com o Governo. Também participaram do encontro os deputados estaduais Ondanir Bortolini, o Nininho (PR); Wilson Santos (PSDB) e Eduardo Botelho (PSB).