Notícias Política
Eleito, Taques defende participação de membros do MP na política
O senador eleito Pedro Taques (PDT) defendeu a participação político-partidária dos membros do Ministério Público sem a necessidade de que eles sejam exonerados de seus cargos. "Não podemos dispensar servidores públicos da capacidade dos promotores de Justiça e dos procuradores da República.
Leia mais...
Toninho de Souza (destaque) é autor da lei que manda instalar porta giratória na entrada dos bancos
Câmara de Cuiabá aprova lei que dá mais segurança em bancos
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, após derrubar por unanimidade o veto do prefeito Chico Galindo (PTB), o projeto de lei que exige que os bancos da Capital coloquem detectores de metal na entrada e tenham vidros blindados.
Atual procurador Marcelo Ferra deverá ser reconduzido ao cargo, por mais dois anos
Silval deve manter Ferra no comando da Procuradoria
O novo procurador-geral de Justiça deverá ser conhecido ainda nesta semana, segundo o governador Silval Barbosa (PMDB). O chefe do Executivo recebeu, na segunda-feira (6), a lista com a votação interna dos candidatos, na qual o atual procurador-geral, Marcelo Ferra, figura como primeiro colocado e o promotor Roberto Turim, em segundo lugar.
Servidores pedem que Deputado interceda no STF para a aprovação do PL 6613/09
A pedido dos Servidores do Judiciário Federal de Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira, membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, buscará uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Antonio Cezar Peluso, para discutir sobre o PCS-4 da Categoria e tentar a sua aprovação, junto com a Lei Orçamenária Anual (LOA), antes do recesso parlamentar.
Câmara é notificada sobre saída de Eliene; punição nem deve ocorrer
A Câmara Federal, sob Michel Temer, foi oficializada nesta quarta (8) sobre a cassação do mandato do deputado federal Eliene Lima (PP). Assim, agora cabe ao peemedebista decretar vacância e convocar o suplente do progressista. O primeiro da fila é o vice-governador eleito Chico Daltro (PP), por isso, a tendência é que a segunda colocada e ex-deputada federal Celcita Pinheiro assuma a cadeira.
José Ferreira Leite será julgado pelos colegas por suposta improbidade administrativa
TJ julga magistrado por improbidade administrativa
O desembargador José Ferreira Leite será julgado nesta quinta-feira (9), pelos seus pares do Tribunal de Justiça, por improbidade administrativa. O magistrado responde a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE). O processo entrou na pauta de julgamento da sessão administrativa, marcada para às 14h, no Plenário 1, do TJ.
Projeto de reestruturação do staff chega à Assembleia; Sinfra é extinta
Os deputados começam a analisar a mensagem do Executivo que promove uma série de ajustes no staff. A reestruturação é necessária para dar maior dinamismo à máquina pública e deve ser aprovada pelos parlamentares nos próximos dias. Entre as mudanças previstas está a transformação da pasta de Infraestrutura em secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Havia uma certa polêmica interna em torno da alteração, mas o Paiaguás já teria convencido os parlamentares sobre a necessidade da mudança.
Dilma oficializa indicação de mais 10 ministros
A presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou nesta quarta-feira a indicação de 10 novos ministros. Cinco nomes são do PMDB, três do PT e um do PR, além da jornalista Helena Chagas para a Secretaria de Comunicação Social.
CCJ do Senado aprova projeto que endurece combate ao crime organizado
Depois da onda de violência no Rio de Janeiro, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que endurece a legislação brasileira contra o crime organizado. O texto autoriza os juízes a formarem um colegiado (grupo), já na primeira instância, para julgar casos que envolvem organizações criminosas.
Governador do Ceará diz que não vai criar conselho para monitorar a mídia
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse hoje que não vai acatar a sugestão de criar o Conselho de Comunicação Social no Estado, que havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará em 19 de outubro.