Notícias Política
Supremo nega liminar para político de Minas barrado pela Ficha Limpa
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cezar Peluso, negou o pedido do diretório estadual do PP em Minas Gerais para que Pedro Ivo Ferreira Caminhas assumisse o mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Estado.
Daltro mantém assessores na Secitec; Eliene não nomeia equipe
Há quase duas semanas no comando da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, o deputado federal reeleito Eliene Lima, ainda não nomeou nenhum assessor para ajudá-lo na pasta porque o ex-secretário e atual vice-governador, Chico Daltro (PP), ainda mantém os comissionados indicados por ele na Secitec.
Túlio defende participação do DEM no secretariado de Silval com Fraga
Depois de ter feito duras críticas a gestão Silval Barbosa (PMDB) e ter sido um dos poucos prefeitos democratas a apoiar a candidatura do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) ao Paiaguás, o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, defendeu a participação da sigla no staff do governador. Para ele, o partido poderia ser beneficiado se tivesse o comando de alguma secretaria. "Históricamente partidos que integram a base governista ganham mais benefícios", avaliou.
Mato Grosso estuda montar escritório comercial em SP
O governo do Estado estuda a possibilidade de montar um escritório comercial em São Paulo. A unidade seria vinculada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). O secretário Pedro Nadaf explica que o objetivo é captar investimentos para Mato Grosso. "Este escritório facilitaria o contato com grande investidores. Temos que ampliar o processo de captação de novas empresas para ampliar a industrialização do Estado".
Deputados de Goiás e Rondônia recebem extras por convocações extraordinárias
Deputados estaduais em fim de mandato de dois Estados receberão um pagamento extra sobre seus salários para participar de sessões extraordinárias convocadas por governadores recém-empossados.
STF nega pedido de apreensão do passaporte de Abdelmassih
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, negou o pedido da defesa do médico Roger Abdelmassih de apreensão e retenção de seu passaporte pela Polícia Federal em São Paulo. Para o presidente do Supremo, o pedido não é da competência do órgão.
Investigado, desembargador quer presidência do TRE do Rio
Alvo de ação do Ministério Público por suposta campanha imprópria em favor do irmão nas eleições, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, vai tentar se tornar presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio, órgão que pode julgar seu caso.
Municípios de MT estão com vagas para juízes eleitorais abertas
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) abriu vagas para juiz eleitoral na 43ª, 46ª e 47ª Zonas Eleitorais, localizadas respectivamente nos municípios de Sorriso, Rondonópolis e Barra do Garças. Os magistrados interessados em concorrer à titularidade das zonas eleitorais tem prazo de cinco dias, a partir de hoje, para encaminhar ofício à presidência do Tribunal.
Collor, que foi presidente do Brasil de 1990 a 1992, atualmente é senador de Alagoas pelo PTB
Collor diz que maior erro foi não se aproximar do Congresso
O ex-presidente do Brasil Fernando Collor de Mello (1990-1992) disse, em entrevista à Globo News, que seu maior erro quando ocupou o cargo foi de não se aproximar do Congresso. "Este foi o ponto fundamental para que o "golpe parlamentar pudesse ser efetivado", disse o atual senador de Alagoas pelo PTB. Afastado da Presidência em 1992, Collor foi julgado pelo Senado por acusações de corrupção. Ele renunciou ao mandato antes do início do julgamento, mas a sessão teve continuidade e Collor foi condenado à perda do cargo e a uma inabilitação política de oito anos.
AL tenta "ressuscitar" pensão para atuais deputados; governador veta
Na Legislatura passada (15ª), os deputados conseguiram repristinar (devolver vigência) à lei do extinto Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) para poder incluir no pacote de beneficiários de pensão vitalícia colegas que estavam legislando. E quem sancionou a Lei 9.041, com data de 5 de dezembro de 2008 foi Silval Barbosa, ex-deputado e então governador em exercício. Por causa disso, o peemedebista enfrentou desgaste, pois acabou por beneficiar a si próprio. A Assembléia já tinha feito o mesmo procedimento para atender também com aposentadoria deputados da 14ª Legislatura (1998/2002).