Notícias Política
Trabalhadores conquistam reajuste
Funcionários da usina de cana-de-açúcar ETH Brenco, do município de Alto Taquari, conquistaram 7% de reajuste de salário depois de uma negociação feita em conjunto pelo sindicato da categoria, a Federação dos Trabalhadores da Indústria de Mato Grosso (FETIEMT) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI).
Justiça para obras de hidrelétrica que deve inundar área de 4 cidades de MT
A Justiça de Mato Grosso determinou a suspensão das obras da usina hidrelétrica UHE – Colíder, no rio Teles Pires, que depois de pronta deve inundar 143,5 km² de área de quatro municípios do estado, o equivalente a 150 campos de futebol. Segundo a decisão judicial proferida pela juíza Anna Paula Gomes de Freitas, da Comarca de Nova Canaã do Norte, a empresa responsável pela obra, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), não elaborou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A Copel, por meio da assessoria de imprensa, disse que ainda não foi notificada da decisão.
Leia mais...
Futuro presidente do MT Fomento responde a indagações em sabatina
Primo do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, o ex-diretor Administrativo do extinto Bemat, Mário Milton Ferreira Mendes, é sabatinado pela Assembleia, durante a sessão vespertina desta terça (12). Ele foi indicado para assumir o comando do MT Fomento e já prometeu agilidade no deferimento de operações, desde o cadastro até a liberação do crédito.
Leia mais...
Novo site ampliará interação com sociedade, diz Riva
A inauguração do novo site da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (12.07) movimentou o Poder Legislativo, com a presença da maioria dos veículos de comunicação da Baixada Cuiabana. Com designer moderno, o presidente da Casa de Leis, deputado José Riva, lançou o novo portal que, em sua opinião, atenderá a imprensa e será mais interativo com a sociedade.
Leia mais...
MPE aciona prefeito e mais 10 pessoas ligadas a esquema de superfaturamento de remédios em Barra do Bugres
Onze pessoas foram acionadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), em duas ações civis públicas, em virtude de fraudes cometidas na área da saúde, no município de Barra do Brugres. O grupo inclui o prefeito da cidade, Wilson Francelino de Oliveira, o ex-secretário municipal de Administração e Finanças, Iandro Rodrigo Monteiro Almicci e servidores públicos municipais. As ações resultam da "Operação Saúde", realizada pela Polícia Federal, em vários Estados do país, em maio deste ano.
Leia mais...
Acordo com participação da AGU põe fim a impedimento de fazendeiro que prejudicava prosseguimento de obras da Ferrovia Norte Sul no TO
A Advocacia-Geral da União conseguiu pôr fim ao impedimento promovido por um pequeno proprietário rural que ergueu uma barreira e impossibilitou o prosseguimento das obras da Ferrovia Norte Sul, no trecho do empreendimento situado no município de Fátima, no estado de Tocantins.
Senado marca sessão do Congresso amanhã para votar LDO
O Senado agendou para as 10h desta quarta-feira (13) a sessão do Congresso Nacional que vai votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012. Esse é o último compromisso de senadores e deputados federais antes do recesso do primeiro semestre, que ocorre entre 18 e 31 de julho.
Leia mais...
CPI quer explicações sobre suposta omissão da Sema
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Usinas Hidrelétricas, em andamento na Assembleia Legislativa, fará na terça-feira (12) uma acareação do agricultor David Tadeu Perin com técnicos da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Leia mais...
Divisão do PA preocupa MT
A realização de plebiscito no Pará sobre a divisão do Estado, que teve as regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicadas na sexta-feira no Diário da Justiça Eletrônico, colocam as forças políticas de Mato Grosso em posição de alerta. A redivisão prevê a criação dos estados de Tapajós e Carajás em delimitação que considera faixa de área, na divisa com Mato Grosso, em processo litigioso. Gera assim temor no Estado sobre a possibilidade de perder definitivamente 2,5 milhões de hectares, que poderão ser em sua maior parte incorporados por Tapajós. Executivo, através do governador em exercício Chico Daltro (PP) e Assembleia Legislativa, por meio do presidente José Riva, do mesmo partido, reafirmam ações para garantia da vitória sobre a antiga batalha com o Estado vizinho.
Leia mais...
IBGE teria trocado referência
Na Ação Civil Originária 714, Mato Grosso deixa claro os pontos de conflito. Erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que em 1922, quando se chamava Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, realizou a Primeira Confecção de Cartas do Brasil ao Milionésimo. O mapa equivocado do IBGE foi contestado pelos trabalhos de Marechal Cândido Rondon em 1952, com a "Carta do Estado de Mato Grosso e Regiões Circunvizinhas (folhas 51/52). Mas a questão, sem definição, agora se arrasta no Judiciário.