Artigos
Opinião Organização noticiosa da América Latina
Percorre a América Latina o hálito de democratização da comunicação e a informação que exala da demanda de fontes alternativas e da insatisfação com a concentração do poder de comunicar e informar nas antenas de transmissão das empresas privadas. Os meios públicos e comunitários têm sido os protagonistas da mudança em curso.
Leia mais...
Opinião A Troca e a Política
“O Parlamento é o lugar privilegiado de se fazer política”. Deveria, “pelo menos” – diria o leitor. Pois “nele”, completaria, “se dá o encontro das vontades de alguns poucos com as necessidades da população”. Tem-se, então, um encontrão. Daí a exigência do parlamentar – responsável que é pela discussão em torno das vontades-necessidades. O que exige dele, o parlamentar, a capacidade de negociar. Arte, no entanto, substituída por outra. Bastante diferente daquela. Afinal, prevalece um jogo de interesses, cujo verbo-norteador desqualifica o diálogo e sobressai o trocar. Troca-se o voto-parlamentar por benesses na administração pública.
Leia mais...
Opinião Fumaça Demais, Fogo de Menos
“Continua a crise no PSB/MT”. Notícia há muito tempo na pauta da mídia local. Bem mais do que deveria. Isso realça as razões que motivam seus contendores. Vaidade e caprichos pessoais. Ingredientes que, evidentemente, atrapalham o viver partidário. Embora, contraditoriamente, exista todo um cenário que propícia tamanha fogueira. Esta, por outro lado, tende a ficar sempre “viva”. Mantida que é por personagens periféricos, que gravitam em torno dos atores envolvidos. São eles, movidos igualmente por interesses variados, que muitas vezes forçam uma situação de cisão no interior do partido.
Leia mais...
Opinião Meios públicos na América Latina
Os meios públicos de comunicação e informação revigoram-se como referências alternativas ao audiente, leitor e espectador, que reconhecem a necessidade de contrapesar conteúdos antes de formar opinião própria. A multiplicidade de fontes nos brinda com a possibilidade de comparar "imparcialidades" e posturas a fim de entender um assunto.
Leia mais...
Opinião Situação Curiosa
Embora distante, a disputa eleitoral vindoura continua na pauta. Não apenas por causa dos cargos em jogo. Mas, sim, em razão do cenário que pode ser desenhado a partir de 2012. Por conta disso, já se ouve falar em negociações em torno de nomes. Igualmente de possíveis alianças. Sobretudo nos grandes pólos do Estado. Em Várzea Grande, por exemplo, muitas são as conjecturas. Nenhuma destas, no entanto, desperta maior curiosidade que a aliança entre PMDB e PT. E não é para menos. Pois a razão do descontentamento de um partido é a mesma que provoca desgaste em outro. Causados – eis aqui o seu lado cômico – pela mesma pessoa, cuja potencialidade eleitoral é bem superior que os demais concorrentes.
Leia mais...
Opinião ITR: aspectos jurídicos de interesse municipal
Desnecessário constatar que os fundos podem ter fonte constitucional ou legal, eis que a Lei Fundamental trata o fundo como um instrumento de repartição de receitas tributárias, com o fito de manter o equilíbrio financeiro vertical no federalismo.
Leia mais...
Opinião Meios públicos na América Latina
Os meios públicos de comunicação e informação revigoram-se como referências alternativas ao audiente, leitor e espectador, que reconhecem a necessidade de contrapesar conteúdos antes de formar opinião própria. A multiplicidade de fontes nos brinda com a possibilidade de comparar "imparcialidades" e posturas a fim de entender um assunto.
Leia mais...
Opinião Substituição Vexatória
“A Secretaria de Educação de Mato Grosso tem um novo chefe”. Notícia normal, sem qualquer significado político. Caso fosse outro o cenário vivido. Este de desenho que nada tem a ver com o “ser eminentemente político”. Até porque o atual governo estadual está bastante longe disso. O certo, entretanto, é que o chefe do Executivo regional virou refém de sua própria base aliada. Resulta-se daí uma situação comprometedora. A ponto de uma dada “ala” partidária se sentir a “dona” da pasta, que em forma de cota foi entregue ao partido aliado, e, por conta disso, fazer a substituição que lhe vier na telha ou, melhor, para acomodar quem se encontrava há quatro meses desempregado.
Leia mais...
Opinião Vidas Surpreendentes
Em nossas vidas existem várias surpresas, prestes a nos alegrar ou nos entristecer. Muitos acreditam que existem surpresas especificamente para elas, que estão prestes a serem realizadas, a ponto de transformar os seus salários em cartões de loterias. Cada um de nós temos a nossa frente um sonho, que na realidade, é apenas um sonho, mas que podemos com ações objetivas transformar em algo que nos motive a viver melhor. Para mudarmos nossas vidas basta acreditarmos em nosso potencial de criatividade, todos temos capacidade intelectual para produzirmos mudanças positivas e significativas em nossas vidas.
Leia mais...