Artigos
Opinião Esvai-se a Esperança
Na última quinta-feira, os parlamentares estaduais esqueceram o “script” em seus gabinetes. “Script” que sempre se utilizaram. Daí a pecha de “caititus”. Na dita sessão, no entanto, eles preferiram proceder de outro modo. Bastante diferente do cotidiano, e, assim, derrubaram o veto do governador. Veto que impedia certo projeto – de um de seus integrantes - de se tornar a “lei de secretários ficha limpa”.
Leia mais...
Opinião Turismo Interno: Hora da Grande Largada
O setor de turismo no Brasil deixa para trás o amadorismo e a improvisação. Vem se profissionalizando, graças à visão empreendedora de grupos empresariais que enxergam oportunidades e buscam transformá-las em resultados, com geração de renda, empregos, tributos, movimentando a economia e contribuindo para o progresso.
Leia mais...
Opinião *Siriri Cururu Culturas seculares
A Cultura, na qualidade de um dos maiores mecanismos visando a preservação da memória de um povo, deve ser estimulada e reverenciada nas andanças dos séculos, pois, a mesma efetua o discurso que perpetua uma nação e um povo.
Leia mais...
Opinião Confortavelmente Acomodados
Avaliar é uma exigência do momento histórico. Chega, ou deveria ser uma das tarefas cotidianas. Imprescindível na vida democrática. Até mesmo para o seu aperfeiçoamento. Tanto do regime, quanto do referido viver. Por isso, evidentemente, se faz necessário estar de olho nas atividades realizadas pelos chamados representantes do povo.
Leia mais...
Opinião Vereadores e a falta de conhecimento
Após 20 anos disputando para presidência da República o petista Luís Inácio da Silva, que aderiu o Lula depois de ter ganhado o apelido pelos colegas de profissão, metalúrgicos, ele passou a se chamar Luís Inácio Lula da Silva, e chegou ao governo em pleno século XIX, assumindo no ano de 2002, foi considerado o primeiro presidente semi-analfabeto.
Leia mais...
Opinião Juntar palavras e proferir frases
A coadunação de opiniões é uma tarefa árdua nos mecanismos de integração e foros de debate. A dificuldade é diretamente proporcional ao número de participantes. Alguns governantes exprimem a preocupação de que estes processos não passem de acordos econômicos, enquanto outros almejam uma troca muito mais dinâmica que a de mercadorias na fronteira e sugerem que circulem trabalhos científicos e artísticos, tecnologias e turistas.
Leia mais...
Opinião Estrutura Fantástica, Desempenho Pífio
“Falta estrutura”. Diante disso, os deputados estaduais mato-grossenses não tiveram dúvidas, aumentaram sua verba indenizatória. Esta saltou de C$ 15 mil para C$ 20 mil mensais. A aprovação foi imediata. Nem esperou o feriado passar. Pesou, então, a força da argumentação utilizada. Pois qualquer trabalhador carece de condições favoráveis para ter um desempenho necessário. É a partir desse ponto que se deve discutir o dito reajuste, cujo fim é o de permitir o custeio das despesas postais, telefônicas, passagens e combustíveis. Gastos imprescindíveis, uma vez que todo parlamentar precisa entrar em contato com a população distribuída nas mais variadas regiões do Estado.
Leia mais...
Opinião Qualidade na Educação se cultiva com a criança
Diferentes de nós, por mais sabidos que possamos ser, as crianças, sim, sabem viver bem, pois não enchem a cabeça e o coração com tanta “bobagem” – mesmo que nós, muitas vezes, julguemos que aquilo que elas fazem é sem importância e... bobagem, como fala-se tantas vezes.
Leia mais...
Opinião O Nortear Democrático
O viver em democracia é algo sagrado. Inexiste outro regime melhor ou igual. Pois nada pode ser maior ou comparável com a liberdade, senão ela mesma, que permite o aflorar das individualidades e o sentido da coletividade – provocadas pela igualdade vivida. Acontece, porém, que nem todas as pessoas sabem lidar com o diferente, tampouco aprenderam a percorrer pelos trilhos onde predominam o diálogo.
Leia mais...
Opinião Cooperação em saúde na nossa América
Os países latino-americanos e caribenhos têm fomentado mais frequentemente foros internacionais onde representantes de áreas diversas trocam figurinhas a fim de reduzir as lacunas do álbum. O intercâmbio de experiências, desta forma, inibe a reincidência em erros e termina em propostas de cooperação que fortalecem políticas sociais.
Leia mais...