Artigos Opinião
Nada Sobre a Denúncia de Fraude
Na sessão de terça-feira (29/11), dois ou três deputados estaduais levaram para a tribuna a denúncia de fraude na mudança da matriz de responsabilidade do modal de transporte previsto para Cuiabá, de BRT para VLT. Uma sensação de satisfação tomou conta de quem se encontrava pela galeria. Sensação, porém, logo desaparecida. Pois não se viu discussão, nem cobrança de coisa alguma. As falações foram para outra direção. Bastante diferente da que de fato deveria ser, e o que se ouviu foi à repetição de chavões: “ação orquestrada”, “notícia sensacionalista” e “lobby dos defensores do BRT”.
O referido ambiente se contagiou pela cantilena de uma nota só. O script foi bem decorado.
Leia mais...
O referido ambiente se contagiou pela cantilena de uma nota só. O script foi bem decorado.
UNIVERSIDADE NA AMÉRICA
Todos os países que em algum momento da história exerceram ou exercem hegemonia no contexto internacional tem cinco características em comum e projetam poder através da religião, da educação e cultura, de uma economia pujante, vanguarda nas áreas da ciência e tecnologia e pela efetividade de suas forcas armadas. Isto demonstra que para um país se desenvolver e projetar poder ao redor do mundo é fundamental que disponha dessas dimensões de forma integrada, articulada e atuando de forma harmônica.
Leia mais...
Uma Lei em Debate
A Lei Ficha Limpa ainda não saiu do papel. Ela se encontra emperrada no Supremo Tribunal Federal, cujos membros se debruçam sobre sua constitucionalidade ou não. Avaliação necessária. Imprescindível até. Acontece, no entanto, que a mais Alta Corte do país demora muito para se decidir. Isso nada tem a ver com preciosismo. Nem com cuidados. Mas, isto sim, com a morosidade. Mal que, há bastante tempo, predomina em todos os tribunais. O que traz prejuízos enormes, além de inibir a adoção de determinadas medidas ou ações que visem, por exemplo, a moralidade no trato com a coisa pública.
Leia mais...
INVESTIMENTOS EMCIÊNCIA E TECNOLOGIA
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informou que a Coreia do Sulinveste mais em ciência e tecnologia que todo o conjunto da América Latina.Outras fontes notificaram também que o "Tigre Asiático" multiplicou porquarenta a renda per capita em poucomais de sessenta anos e colhe os resultados de sua pujança econômica.
Leia mais...
Ausência de criatividade e inovação
Antes de tudo, tenho que expressar o sucesso de minha filha Ananda que superou 17.500 candidatos à vaga de estagiária na Unilever.
Leia mais...
Servidora não efetiva tem direito à proteção até cinco meses após o parto
Considera-se agente público, expressão que substituiu a antiga denominação “funcionário público”, toda pessoa física vinculada, definitiva ou transitoriamente, ao exercício de função pública, sendo várias as formas de investidura ou provimento, dentre elas, e a que nos interessa nesse momento, é a denominada “em comissão” a qual não confere vitaliciedade ou efetividade ao titular, sendo cabível nas nomeações para cargos ou funções de confiança.
Leia mais...
A Incompetência em Xeque
A democracia é o regime pretendido por todas as pessoas. Inclusive por quem ignora suas regras ou ainda não o tem como signo-orientador. Posicionamento contraditório, porém aceitável, uma vez que inexiste outro regime melhor do que o democrático. Embora se saiba de que muitos que o defendem, sequer aprenderam a viver sob sua égide. São os casos dos chefes, chefetes e caciques da política. Isso faz dos partidos – contraditoriamente – locais inapropriados para o viver democraticamente. Mesmo que imprescindíveis para o dito processo.
Leia mais...
O Discurso Como Máscaras
Democracia alguma sobreviveria sem os partidos políticos. Inexistem qualquer órgão ou entidade que possa substituí-los em um Estado democrático e de direito. Nem mesmo as categorias profissionais em uma disputa eleitoral, poderiam assumir suas funções. Sendo assim, a existência deles é algo imprescindível. Nenhuma sigla partidária, contudo, cumpre com seu real papel. Não as do Brasil.
Realidade doída. Sobretudo quando se percebe que a grande tarefa da agremiação política é a de servir a população como intermediária entre esta e o governante e o governado, somada a responsabilidade de provocar discussões sobre os mais variados temas com a sociedade.
Leia mais...
Realidade doída. Sobretudo quando se percebe que a grande tarefa da agremiação política é a de servir a população como intermediária entre esta e o governante e o governado, somada a responsabilidade de provocar discussões sobre os mais variados temas com a sociedade.
O Dia do Atleta
A vida sorri para aqueles que através do seu talento no mundo da bola trouxeram alegrias e emoções ao povo desta terra. Eles que desfilaram seus dribles e gols, no palco do gramado do Dutrinha e lá ficaram registrados nas lembranças do povo cuiabano, a décadas de ouro do futebol matogrossense, anos 60, 70 e 80, nesses trintas anos o futebol no Centro da América do Sul, fez com que o Dutra virasse Dutrinha, ficou pequeno, e Ivo de Almeida o mais laureado narrador de futebol de Mato Grosso, gritava nos microfones,: “Cuiabá precisa de um templo do futebol para sua redenção, Campo Grande tem Estádio e Cuiabá tem Futebol”.
Leia mais...
Peças-Chave
É grande a movimentação das lideranças políticas regionais. Viajam, conversam e traçam planos para as eleições vindouras. Planos que envolvem estratégias. Daí a necessidades de terem nomes. Estes são peças-chave. Inclusive para amarração de alianças. Explica-se, portanto, toda a caminhada pelo Estado, em busca de alguém – nos municípios – com capacidade agregadora e competência na conquista de eleitores.
Leia mais...