Artigos Opinião
Uma Manobra Por Interesse
“O espírito público” está presente nas ações dos políticos. Este, aliás, é o que cada um deles prega, e diz fazer com dedicação e aplicação. Ainda que a realidade seja bem outra. Pois, mesmo diante de um programa social, sempre há um ganho particular, privado, a exemplo dos “bolsas quaisquer coisas”. Embora, na maioria das vezes, o objetivo seja tão somente o bem pessoal, tal como a mudança que permita a reeleição do presidente da Assembléia Legislativa.
O Mercado de Vice-Prefeito
Fala-se muito em postulantes para as disputas das principais prefeituras do Estado de Mato Grosso. Quase nada, porém, sobre os possíveis candidatos a vice-prefeito. Raro é o texto que traz uma linha a respeito. Talvez por considerar o dito tema sem importância, ou mesmo por considerar que o vice não passa de um nome – menor – impresso na chapa.
Desmistificando a elaboração de um currículo
Com frequência respondo perguntas dos meus alunos e participantes das minhas palestras sobre a correta forma de elaborar um currículo vitae. São perguntas do tipo:
Rixas Pessoais na Campanha Eleitoral – Final
A disputa pela prefeitura de Cáceres também é apimentada por desavenças pessoais. São estas, não os projetos para a cidade, que devem nortear à campanha eleitoral deste ano, assim como se deu com eleições passadas.
A felicidade adiada
A vida segue em frente, mas o importante é sempre saber que o comando é individualizado, e muitos fazem opção de ser comandado. Fazer planos e imaginar um futuro com muita prosperidade é o grande objetivo de todos, mas alguns pensam que só podem alcançar esse objetivo se isolando, como se a vida ficasse parada esperando por ele, e todas outras atividades pudessem ser adiadas:
Segurança jurídica durante processo
Quando se busca a proteção do Estado-Juiz para composição do conflito de interesses, espera-se que a decisão seja proferida a tempo de proteger o direito objeto do litígio. Logo, num primeiro plano, a decisão judicial somente é adequada à pacificação do conflito social quando entregue em tempo razoável, sob pena de perecimento do direito.
A “cirurgia” de Silval
“Cortar na própria carne” é um termo forte, impactante, usado simbolicamente, como é óbvio, para exemplificar medidas duras no sentido de mandar apurar e punir os próprios colegas pilhados em atos criminosos. Usualmente, aplica-se mais à administração pública e se tornou uma espécie de jargão do setor. E já está ficando batido e desgastado, diante de tantas denúncias e de escândalos que ocorrem no país.
Leis “tapa-buracos” e os apuros da atividade empresarial
Uma das astúcias para tentar encobrir um erro, omissão ou negligência é imputar a outrem responsabilidades que lhes cabem, agindo com dissimulação, partindo para acusações, apegando-se a detalhes legais, distorcendo interpretações, até que sejam invertidos os valores e o jogo mudado.
Fui pobre e não esqueci
Fui pobre e não esqueci. Infelizes daqueles que foram ainda meninos e esqueceram-se. Pois não deveriam. Porque a pobreza não ensina nada a ninguém, mas a ascensão com a força do trabalho ministra ensinamentos valiosos sobre o valor das coisas e mais – da amizade, da humildade, da discrição.
Clamor Nacional
Na última segunda quarta feira o impostômetro, instalado em uma grande praça da capital paulista, indicava que durante os primeiros quatro meses de 2012 os contribuintes brasileiros já haviam arrecadados para os cofres da União, dos Estados e Municípios a “bagatela” de meio trilhão de reais.