Publicado em Segunda - 25 de Julho de 2011 | por Antonio Peres Pacheco

O último encontro com o mestre Ida

A frase em tom irônico me fez estancar os passos apressados em um dos corredores de um shopping de Cuiabá no início de uma tarde qualquer há pouco mais de uma semana. Olhei rapidamente para trás e vi o rosto redondo e risonho do “japonês” Auro Ida. Claro, aquele tipo de brincadeira só poderia vir dele mesmo. Trocamos cumprimentos, nos abraçamos ligeiramente e falamos sobre coisas desimportantes.
Leia mais...

Arrependimento

Publicado em Quinta - 21 de Julho de 2011 | por KLEBER LIMA*

Depois da lambança da semana passada, quando a Câmara de Cuiabá aprovou a lei da criação da Agência Reguladora, embutida, sorrateiramente - feito Cavalo de Tróia -, da permissão para a concessão dos serviços de saneamento da capital, o vereador Toninho de Souza (ainda PDT, prestes a se filiar ao PSD) veio a público declarar-se arrependido, justificando que votou o projeto sem conhecê-lo direito.
Leia mais...

Retrato em Xeque

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

As denúncias que envolvem o DNIT atingiram diretamente o seu “ex-diretor”, e, por tabela, chegaram até o ex-governador e atual senador por Mato Grosso. Daí, o que é natural, terem respingado no próprio PR/MT, cuja situação já era complicada no tabuleiro de xadrez da política regional. 
Leia mais...

Os diplomas e zona de conforto

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011 | por Wilson Carlos Fuá

Os arquivos dos Departamentos de Recursos Humanos das Empresas estão cheios de currículos vazios encaminhados por Técnicos que não acreditaram em seu próprio desenvolvimento humano, principalmente dos que não investiram no seu desenvolvimento intelectual, e que na verdade  são pessoas robotizadas.    
Leia mais...

Esperança ao homem do campo

Publicado em Segunda - 18 de Julho de 2011 | por Ubiratan Braga

Siga comigo numa viagem a um mundo inóspito: imagine você numa cidade fantasma. Nas suas ruas, o nada, o inconveniente do medo e o gélido pensamento do fracasso. É assim que ocorre com centenas de famílias assentadas em vários municípios de Mato Grosso que, ainda, aguardam a titulação das terras que a União os concedeu. O duelo bandido começa quando o Governo Federal não providencia sua legalidade e a infraestrutura compatível. Assim concluímos que todo assentamento é um crime ambiental por natureza. Não que o movimento de aquisição feito pelas associações e sindicatos seja criminoso, mas que remete a isso pela ausência de licenças legais. Observem que a maioria dos assentamentos surge próximos a rios. Está na água, a fonte de vida. Estão nos rios, as Áreas de Proteção Permanentes (APP). Não remete a uma infração da lei?
Leia mais...

O Não Cruzar Os Braços

Publicado em Domingo - 17 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

“Gente enriquece, enquanto as obras públicas se elevam de preços”. Frase que chegou recentemente a esta coluna. Provocante e instigadora. Sobretudo para quem se vale de um espaço privilegiado como este. O que não é ruim. Pois o faz alargar o olhar e aguça o senso crítico, e não demora muito para se ter uma opinião a respeito da estampa fotográfica de um Brasil que alguns teimam em jogar para debaixo do tapete, no mesmo instante em que outros fingem não vê-la. Afinal, balbuciam estes últimos, de nada vale as denúncias, tampouco as opiniões dos analistas. Isso porque coisa alguma acontece, e, por essa razão, ninguém vai parar na cadeia.  
Leia mais...

Fusão era golpe

Publicado em Domingo - 17 de Julho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

A fusão entre empresas e grupos empresariais ou incorporação de um pelo outro é comum, quase nunca por opção, mas para manter a sobrevivência de ambas ou de uma delas.
A recente tentativa de fusão entre o grupo Pão de Açúcar com o Carrefour seria absolutamente normal não fosse a tentativa de despejar uma montanha de dinheiro púbico para viabilizá-la, próxima de seis bilhões de reais em financiamento, que viria em financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Leia mais...

De fonte

Publicado em Domingo - 17 de Julho de 2011 | por Eduardo Gomes

Umbelino Alves Campos, o Bilu, foi garimpeiro, trabalhou para uma família rica e comprou de diamantes antes de ser prefeito de Alto Paraguai – seu mandato terminou em dezembro de 2008.
Em 2007, Bilu me procurou em Cuiabá. Queria uma reportagem sobre sua cidade. Antes de ouvi-lo lhe disse precipitadamente que o fim do ciclo do diamante e o surgimento da minhocultura em Alto Paraguai eram assuntos batidos. Surpreso com minha reação o prefeito sorriu e com a mansidão dos velhos garimpeiros que esperam com paciência e hora de pegar a pedra sem jaça me contou algo revoltante.
Leia mais...

Estratégia e Silêncio

Publicado em Sexta - 15 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

O momento não poderia ser melhor. Manhãs de terça-feira e quarta-feira. Auditórios lotados. Uma misturança, onde se tinham fios, câmeras, microfones, profissionais da imprensa e políticos. Sem contar a quantidade de pessoas que cravara os olhos nos monitores de TV e do computador. O clima variava entre o tenso e a impaciência. Mas o protagonista-inquirido trazia seu “script” na “ponta da língua”. Cumpriu, e bem, o papel que lhe encomendaram, diante de uma oposição pífia e despreparada. 
 
Leia mais...

Dicas simples podem garantir crédito e nome limpo na praça

Publicado em Sexta - 15 de Julho de 2011 | por Marcelo Ferraz*

Não é fácil resistir aos apelos do consumo, ainda mais quando a diversidade de produtos, antes restrita a lojas de departamento, está ao alcance dos olhos e das mãos em supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, entre outros pontos de venda. Fatores de atração como inovações em tecnologia, novo design ou a moda para diferentes estações munem o comércio de estilos e novidades multifuncionais, revelando necessidades que precisam ser satisfeitas. 
Leia mais...