Publicado em Quinta - 15 de Setembro de 2011 | por N E S T O R F I D E L I S

Corrida eleitoral

Há alguns dias já se houve noticiar amplamente acerca da dos passos iniciais relacionados às eleições municipais de 2012 para prefeitos e vereadores. Neste ponto, se vê de tudo, “pré-coligações”, criação de novos partidos, mudanças partidárias, convites para presidência de partido e novas filiações, tudo para atender aos ditames da lei.
Leia mais...

Situação extrema, medida extrema!

Publicado em Quinta - 15 de Setembro de 2011 | por KLEBER LIMA

Escrevo este artigo na madruga de segunda (12.09), antes de conhecer a decisão do governador Silval Barbosa sobre a nova crise da Agecopa. Seja o que for que tenha decidido (se é que já decidiu), não creio que tenha tocado no ponto central: A Agecopa nasceu pelos motivos errados, portanto, a única solução definitiva seria sua extinção.
Leia mais...

Realidade ou Ficção

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

 Às vezes, tem-se a impressão de que a realidade se confunde com a ficção, ou será esta que se parece com aquela? Estabelece a dúvida. Mas, também, pode ser a incerteza. Eis, novamente, a hesitação. O que nada tem a ver com o cepticismo – ou tem? Se bem que o cético, sempre, nega a existência de uma dada verdade. Então, faz tudo para esconder as imagens que deixam à mostra a realidade negada. Para tal, aposta na arte de melhor apresentar os argumentos, os quais não são verdadeiros, mas causam um efeito tremendo. É nisso que apostam os trinta e oito “mensaleiros” em suas alegações finais, encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal. 
Leia mais...

Viver é tocar o coração das pessoas

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2011 | por Erika de Souza Bueno *

Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura... Enquanto durar. (Cora Coralina).
Leia mais...

Desviaram o Assunto

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Crises são, quase sempre, resultados de desentendimentos, e estes, na maioria das vezes, frutos do despreparo e da ausência de habilidade de negociar e de dialogar. Ausência que nega a existência da política, e a inexistência desta denúncia a falta de um espaço apropriado, o qual desaparece pela incompetência dos atores. É nesse sentido que deve ser discutido o problemão identificado no coração da Agecopa.
Leia mais...

Rutilância de Modernidade

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Feliz do momento em que os brasileiros tomarmos consciência do que se faz politicamente neste e deste país, pois estaremos aptos ao "controle social" ou a assumir as rédeas desta fulgurante locomotiva.
Leia mais...

A narrativa como memória familiar

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011 | por José Ruy Lozano

A palavra “narrativa”é bastante conhecida. As pessoas de mais idade cresceram ouvindo seus pais e avós contando histó¬rias e aprenderam a produzir narrativas na escola, principalmente nas séries ini¬ciais. O universo dessa narrativa, no entanto, é pejorativamente associado às fábulas e aos contos maravilhosos, ligado necessariamente ao mundo da in-fância. No mundo dos adultos, informa-se, diz-se, descreve-se, opina-se, twitta-se, fofoca-se, mas muito pouco se narra. Na sociedade contemporânea em particular, o espaço da narrativa no meio familiar en¬contra-se cada vez mais reduzido, sitiado pelo distanciamento e pelas novas mídias.
Leia mais...

Turismo fatal

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa*

De novo o Rio de Janeiro foi à vitrine nacional em maus exemplos, em descaso com a pessoa humana, na negligência dos gestores públicos. Trata-se de uma sequencia que já vem de longe. Em 2010 mostrou o morro do Bumba soterrando gente e depois, soube-se que as pessoas moravam ali com a anuência da prefeitura, com o prefeito no seu quarto mandato. No início deste ano bateu o recorde de gente arrastada pelas águas como se fosse um brinquedo. Nem sequer as autoridades foram capazes do contar os mortos com exatidão. O Bateau Much já foi lembrado em outros artigos. O Rio de janeiro é bastante inovador, principalmente nas desgraças. 
Leia mais...

Oh! Sodalício.

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

São 90 anos. Idade de quem já passou da fase inicial, bem como da intermediária, e se encontra agora em um período revelador. Ainda que haja os sobressaltos provocados pela ausência de apoios governamentais, os quais se possam contar regularmente, e não de forma esporádica, quando se carece de realizar reformas no prédio. Pois a instituição quase centenária é mais que um conjunto de paredes, telhas e madeiras. Há bem mais que isso a partir do seu umbral.
Leia mais...

Presente de benfazejos

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Bruno Peron

Poucos se atreviam a prever, no fim do século XX, que a decadência dos Estados Unidos da América estaria tão iminente. Sua pujança cultural, econômica e política influiu as decisões de líderes latino-americanos durante décadas como se seu modelo de desenvolvimento fosse o ápice da cadeia evolutiva da humanidade, o fim último a alcançar.
Leia mais...