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A narrativa como memória familiar
A palavra “narrativa”é bastante conhecida. As pessoas de mais idade cresceram ouvindo seus pais e avós contando histó¬rias e aprenderam a produzir narrativas na escola, principalmente nas séries ini¬ciais. O universo dessa narrativa, no entanto, é pejorativamente associado às fábulas e aos contos maravilhosos, ligado necessariamente ao mundo da in-fância. No mundo dos adultos, informa-se, diz-se, descreve-se, opina-se, twitta-se, fofoca-se, mas muito pouco se narra. Na sociedade contemporânea em particular, o espaço da narrativa no meio familiar en¬contra-se cada vez mais reduzido, sitiado pelo distanciamento e pelas novas mídias.
Para esclarecer a importância social de “contar histórias”e seu eventual desapare¬cimento no mundo moderno, vamos tentar estabelecer um contraste entre passado e presente, a fim de descobrir a origem e os desdobramentos de muitos dos processos cuja trajetória vivenciamos hoje.
No mundo da tradição, anterior ao mundo moderno, a narrativa associava-se à experiência. O saber feito da experiên¬cia do passado e da vivência do mundo se tornava fonte de histórias, passadas oralmente de geração em geração, ou, nos meios letrados, por meio da escrita. O discurso do narrador continha intenções educativas: os enredos guardavam ensina¬mentos, justificavam provérbios ou susten¬tavam conselhos.
O aconselhamento tradicional¬mente se configurava como necessidade social: tratava-se da transmissão do saber adquirido pelos mais idosos e experientes ou por aqueles que retornavam ao lar, que vieram de longe e carregavam conheci¬mentos inéditos. Ou mesmo pelos que ja¬mais deixaram sua terra e sua gente, mas as conheciam como ninguém.
O narrador mostrava-se, assim, como portador de uma sabedoria especial. Mais que responder diretamente às perguntas, sugeria, por meio de suas histórias, pos¬sibilidades de respostas construídas pelo conjunto de sua vida e do passado da co¬munidade. À sua experiência mesclava a vivência dos outros, incluindo também em seus enredos o que ouviu ou leu.
Portanto, o aconselhamento elabo¬rado internamente, na substância viva da vida, tinha o nome respeitável de sabedo¬ria. Se a arte de contar histórias hoje está acabando, talvez a sabedoria esteja em processo de extinção. O mundo moderno preza “notícias”e não “narrativas”. Vivemos em um mundo em que a rapidez dominou nossa rotina, transformando o bate-papo e a troca de experiências sem utilidade objetiva em algo raro ou episódico.
Dessa forma, estamos cada vez mais privados de uma possibilidade que parecia estável e imprescindível: a possi¬bilidade de trocar experiências. Adquiri¬mos intensamente informações úteis a curto prazo e deixamos de lado o conhecimento experimentado ao longo do tempo. Nesse quadro, há pouco espaço para o encanta¬mento. Todos os dias chega pelo noticiário uma enorme multiplicidade de fatos já acompanhados de explicações especiali¬zadas.
Mas o encanto e a arte da narrativa estão em não haver explicações prévias. Eventos extraordinários podem ser narra¬dos com grande exatidão, mas o contexto psicológico do enredo não é necessaria¬mente explicitado ao leitor. A interpreta¬ção é livre, e isso faz com que qualquer narrativa atinja sentidos que não existem na mera informação.
Os efeitos dessa configuração social que sufoca a narrativa são nefastos. O pri¬meiro deles é a crise da atenção. Se nada é permanente, muito pouco deve ser regis¬trado. Informações instantâneas têm dura¬ção curta: o interesse por elas é passageiro ou conjuntural. Outro efeito é a diminuição da imaginação. Ela, paulatinamente, tem desaparecido das redações escolares, por exemplo. Quando um professor solicita uma narrativa, esta vem muitas vezes recheada de elementos da realidade mais cruel ou dura possível; o espaço do possível ou do imaginário é drasticamente reduzido, e a consequência disso é, cada vez mais, um enorme conformismo com a realidade que está posta. Não há outro mundo possível, só este, do presente, do agora, objetivo e “real”.
Se a informação simplesmente re¬produz a realidade, a narrativa pode ter o condão de transformá-la, por meio da imaginação de um mundo diferente, inusitado. Sem a imagi-nação, estaremos condenados a repetir o cotidiano indefinidamente, sem vislum¬brar saídas ou respostas que transcendam a realidade impositiva.
E o desaparecimento da arte de con¬tar histórias na família? Qual o papel da me¬mória, do passado, dos mais velhos, na educação dos mais jovens? Devemos res¬saltar que uma das funções da narrativa é produzir a lembrança, perpetuar o que foi, imprimir alguma marca duradoura no mundo. A simples existência não garante a preservação do que fomos ou pelo que passamos. A memória familiar só terá es¬paço no futuro das crianças pelo cultivo das histórias dos mais velhos, dos antepas¬sados, representativos do sentido da pre¬sença e da inserção dos membros da família no mundo.
Além disso, o cultivo da narrativa em família engrandece de sentido o que vivemos, pois os fatos eventualmente nar¬rados vêm atravessados pela experiência de quem os conta, o que os enriquece e os torna mais densos de significado. A narra¬tiva conserva suas forças por muito tempo, permanecendo na lembrança muito além do dia em que foi produzida. Se quere¬mos ensinar algo, o exemplo e a narrativa, portadora de saberes e plena de vivência coletiva –– de cultura, portanto ––, são os grandes veículos com os quais podemos contar.
Para esclarecer a importância social de “contar histórias”e seu eventual desapare¬cimento no mundo moderno, vamos tentar estabelecer um contraste entre passado e presente, a fim de descobrir a origem e os desdobramentos de muitos dos processos cuja trajetória vivenciamos hoje.
No mundo da tradição, anterior ao mundo moderno, a narrativa associava-se à experiência. O saber feito da experiên¬cia do passado e da vivência do mundo se tornava fonte de histórias, passadas oralmente de geração em geração, ou, nos meios letrados, por meio da escrita. O discurso do narrador continha intenções educativas: os enredos guardavam ensina¬mentos, justificavam provérbios ou susten¬tavam conselhos.
O aconselhamento tradicional¬mente se configurava como necessidade social: tratava-se da transmissão do saber adquirido pelos mais idosos e experientes ou por aqueles que retornavam ao lar, que vieram de longe e carregavam conheci¬mentos inéditos. Ou mesmo pelos que ja¬mais deixaram sua terra e sua gente, mas as conheciam como ninguém.
O narrador mostrava-se, assim, como portador de uma sabedoria especial. Mais que responder diretamente às perguntas, sugeria, por meio de suas histórias, pos¬sibilidades de respostas construídas pelo conjunto de sua vida e do passado da co¬munidade. À sua experiência mesclava a vivência dos outros, incluindo também em seus enredos o que ouviu ou leu.
Portanto, o aconselhamento elabo¬rado internamente, na substância viva da vida, tinha o nome respeitável de sabedo¬ria. Se a arte de contar histórias hoje está acabando, talvez a sabedoria esteja em processo de extinção. O mundo moderno preza “notícias”e não “narrativas”. Vivemos em um mundo em que a rapidez dominou nossa rotina, transformando o bate-papo e a troca de experiências sem utilidade objetiva em algo raro ou episódico.
Dessa forma, estamos cada vez mais privados de uma possibilidade que parecia estável e imprescindível: a possi¬bilidade de trocar experiências. Adquiri¬mos intensamente informações úteis a curto prazo e deixamos de lado o conhecimento experimentado ao longo do tempo. Nesse quadro, há pouco espaço para o encanta¬mento. Todos os dias chega pelo noticiário uma enorme multiplicidade de fatos já acompanhados de explicações especiali¬zadas.
Mas o encanto e a arte da narrativa estão em não haver explicações prévias. Eventos extraordinários podem ser narra¬dos com grande exatidão, mas o contexto psicológico do enredo não é necessaria¬mente explicitado ao leitor. A interpreta¬ção é livre, e isso faz com que qualquer narrativa atinja sentidos que não existem na mera informação.
Os efeitos dessa configuração social que sufoca a narrativa são nefastos. O pri¬meiro deles é a crise da atenção. Se nada é permanente, muito pouco deve ser regis¬trado. Informações instantâneas têm dura¬ção curta: o interesse por elas é passageiro ou conjuntural. Outro efeito é a diminuição da imaginação. Ela, paulatinamente, tem desaparecido das redações escolares, por exemplo. Quando um professor solicita uma narrativa, esta vem muitas vezes recheada de elementos da realidade mais cruel ou dura possível; o espaço do possível ou do imaginário é drasticamente reduzido, e a consequência disso é, cada vez mais, um enorme conformismo com a realidade que está posta. Não há outro mundo possível, só este, do presente, do agora, objetivo e “real”.
Se a informação simplesmente re¬produz a realidade, a narrativa pode ter o condão de transformá-la, por meio da imaginação de um mundo diferente, inusitado. Sem a imagi-nação, estaremos condenados a repetir o cotidiano indefinidamente, sem vislum¬brar saídas ou respostas que transcendam a realidade impositiva.
E o desaparecimento da arte de con¬tar histórias na família? Qual o papel da me¬mória, do passado, dos mais velhos, na educação dos mais jovens? Devemos res¬saltar que uma das funções da narrativa é produzir a lembrança, perpetuar o que foi, imprimir alguma marca duradoura no mundo. A simples existência não garante a preservação do que fomos ou pelo que passamos. A memória familiar só terá es¬paço no futuro das crianças pelo cultivo das histórias dos mais velhos, dos antepas¬sados, representativos do sentido da pre¬sença e da inserção dos membros da família no mundo.
Além disso, o cultivo da narrativa em família engrandece de sentido o que vivemos, pois os fatos eventualmente nar¬rados vêm atravessados pela experiência de quem os conta, o que os enriquece e os torna mais densos de significado. A narra¬tiva conserva suas forças por muito tempo, permanecendo na lembrança muito além do dia em que foi produzida. Se quere¬mos ensinar algo, o exemplo e a narrativa, portadora de saberes e plena de vivência coletiva –– de cultura, portanto ––, são os grandes veículos com os quais podemos contar.
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/401/visualizar/
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