Publicado em Segunda - 14 de Janeiro de 2013

Estudo do DNA dá cores à história

Uma nova técnica que permite determinar com precisão a cor de olhos e cabelos dos indivíduos a partir de amostras de DNA pode ser aplicada a restos humanos muito antigos, trazendo cores à pesquisa antropológica.
Leia mais...

Nasa descarta perigo do "asteroide do juízo final"

Publicado em Sábado - 12 de Janeiro de 2013

Uma rocha espacial popularmente conhecida como "asteroide do juízo final" devido a temores de que pudesse colidir com a Terra dentro de algumas décadas não representa uma ameaça, informou a Nasa após fazer algumas observações do objeto.
Leia mais...

Municípios mato-grossenses ofertam quase 200 vagas em processos seletivos

Publicado em Sábado - 12 de Janeiro de 2013

Em Lucas do Rio Verde, a prefeitura está ofertando, por meio de processo seletivo, 54 vagas em diferentes funções que exigem ensino médio ou superior nas áreas de educação e saúde. As inscrições encerram dia 18 deste mês e os salários podem variar entre R$ 797,40 até R$ 9,5 mil.
Leia mais...

Anomalia faz americana de 20 anos ter aparência e idade mental de bebê

Publicado em Sexta - 11 de Janeiro de 2013

A norte-americana Brooke Greenberg, 20 anos, se tornou um desafio para a ciência. Apesar de já ter atingido a fase adulta, Brooke tem a aparência de uma criança, idade mental de nove meses e dentes de um bebê.
Leia mais...

Estudo alerta para risco de "falhas deslizantes" em placas tectônicas

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2013

Sismólogos anunciaram nesta quarta-feira ter descoberto pistas de por que o terremoto que devastou o nordeste do Japão em 2011 ocorreu em uma falha anteriormente considerada pouco perigosa. As descobertas teriam repercussões na estratégia sismológica do país e em outros locais, inclusive na conhecida falha de Saint Andrew, na Califórnia, que tem um perfil sísmico similar, afirmaram os cientistas no estudo publicado na conceituada revista Nature.
Leia mais...

Micróbios terrestres poderiam resistir em Marte, diz estudo

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2013

Uma resistente bactéria comum na Terra se adaptou de forma surpreendente a condições semelhantes às de Marte, como baixa pressão, frio e grande concentração atmosférica de dióxido de carbono, disseram cientistas, numa descoberta com implicações para a busca de vida extraterrestre.
Leia mais...

Americanos têm saúde pior do que habitantes de outros países ricos

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2013

Os americanos têm saúde pior do que os habitantes de outros países ricos, pois costumam morrer mais cedo e, além disso, padecem de maior número de doenças, apesar de seu gasto em saúde per capita ser superior, revelou um estudo alarmante publicado esta quarta-feira.
Leia mais...

Estudo indica como corpo responderia a longas viagens espaciais

Publicado em Terça - 08 de Janeiro de 2013

Uma pesquisa analisou o impacto de uma missão prolongada no espaço tem no sono, performance e humor de astronautas. A pesquisa foi feita com voluntários que simularam uma viagem a Marte presos em uma "nave" em Moscou durante 520 dias. Segundo artigo publicado na revista PNAS, as descobertas indicam que uma viagem tão longa necessitaria de um equipamento que mimetizasse as condições na Terra, como luminosidade, exercícios e alimentação.
Leia mais...

Galáxia pode ter 17 bilhões de "Terras", diz estudo

Publicado em Terça - 08 de Janeiro de 2013

Até uma em cada seis estrelas pode abrigar em sua órbita um planeta do tamanho da Terra, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana. Com base nesse dado, os autores da pesquisa afirmam que pode haver um total de 17 bilhões desses planetas em toda a galáxia. A pesquisa, divulgada no encontro semestral da Sociedade Astronômica Americana, na Califórnia, foi baseada em análises de possíveis planetas revelados pelo telescópio espacial Kepler.
Leia mais...

Novas aranhas camufladas são indentificadas

Publicado em Domingo - 06 de Janeiro de 2013

Três novas espécies de aranha que conseguem se camuflar na areia da caatinga brasileira foram descobertas por pesquisadores e aparecem descritas na edição desta sexta-feira (4) da revista científica “Zootaxa”.
Leia mais...