Publicado em Sexta - 15 de Outubro de 2010

Cooperativa usa milho na produção de etanol em MT

No Brasil, todo o álcool combustível é feito a partir da cana-de-açúcar. Em Mato Grosso, uma cooperativa já faz experiências para a produção de etanol a partir do milho. Os primeiros resultados agradaram.
Leia mais...

Atraso da soja já provoca perdas na safra de milho no Estado

Publicado em Quarta - 13 de Outubro de 2010

O atraso no plantio da soja na safra 2010/2011 já provoca perdas na safrinha de milho que será colhida em junho do ano que vem. A falta de chuva é única responsável pela vagarosa evolução do plantio da oleaginosa, que até o momento alcança 1,7% da área, ou seja, 106 mil hectares de um total de 6,2 milhões de hectares.
Leia mais...

Ministério da Agricultura indica áreas aptas para plantio de sorgo e abacaxi

Publicado em Terça - 12 de Outubro de 2010

O zoneamento agrícola publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta segunda-feira, 11 de outubro, levanta as áreas aptas e os períodos de semeaduras para o plantio do sorgo granífero em Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal. O cultivo do abacaxi está indicado para regiões da Bahia, Piauí e Pará.
Leia mais...

Chuva adia final do Circuito Mato-grossense de Rodeio

Publicado em Segunda - 11 de Outubro de 2010

Devido à chuva que caiu na cidade de Sorriso no sábado e impediu a realização das montarias, a final da última etapa do Circuito Mato-grossense de Rodeio que seria realizada nesta segunda-feira foi adiada para amanhã.
Leia mais...

Mato Grosso cresce 75% no volume de recursos nas exportações

Publicado em Segunda - 04 de Outubro de 2010

Apesar do câmbio desvalorizado, o mês de agosto registrou a maior receita nominal das exportações em dólares da série histórica observada. “Isso mostra que a carne brasileira, em particular de Mato Grosso, foi valorizada. O Brasil vem se tornando um grande exportador por conta do volume e qualidade de sua carne”, analisou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat- Luciano Vacari.
Leia mais...

Exportações de milho e açúcar batem recordes em setembro

Publicado em Sexta - 01 de Outubro de 2010

As exportações de milho do Brasil somaram 1,93 milhão de toneladas em setembro, um novo recorde mensal, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Brasil divulgados nesta sexta-feira, que apontaram também elevados embarques de açúcar.
Leia mais...

Orgânicos no Rio: Sociedade Nacional de Agricultura debate mercado no centro-sul fluminense

Publicado em Quarta - 29 de Setembro de 2010

O mercado de produtos orgânicos do Estado do Rio de Janeiro vem ganhando força com feiras municipais, redes de produtores rurais e maior interesse por parte do consumidor.
Leia mais...

Plantio do arroz é incentivado

Publicado em Segunda - 27 de Setembro de 2010 | por Wisley Tomaz

Melhorar a ainda mais a qualidade e classificação do arroz em Mato Grosso, implementar a comercialização e fomentar uma maior integração entre os diferentes setores que compõem a cadeia da rizicultura no Estado foram alguns dos temas discutidos no IV Seminário da Cultura do Arroz de Terras Altas do Estado de Mato Grosso, realizado na última sexta-feira (24) no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
Leia mais...

Pesquisadores da Embrapa conhecem pesquisas com pinhão-manso no México

Publicado em Segunda - 27 de Setembro de 2010

Projeto de cooperação técnica México-Brasil leva pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao México para prospecção e seleção de pinhão-manso com potencial de uso industrial. De segunda (27/9) a sexta-feira (01/10), cientistas de ambos os países participam de uma missão técnica, em diversas cidades mexicanas, para conhecer os avanços das pesquisas com pinhão-manso (Jatropha curcas L) e identificar oportunidades específicas de cooperação.
Leia mais...

Por dois anos consecutivos a viabilidade de produção de arroz está acima da média em Mato-Grosso

Publicado em Segunda - 27 de Setembro de 2010

A realidade das indústrias de arroz no Estado de Mato-Grosso é positiva em relação à empregabilidade e qualidade da produção. Atualmente são 35 beneficiadoras do grão ativas no Estado, gerando 400 empregos diretos. A estimativa é de que a safra 2009/2010 seja de 800 mil toneladas de grãos de arroz.
Leia mais...