Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2010

Milho e soja puxam safra brasileira de grãos

O clima favorável e os ganhos em produtividade foram os principais fatores que beneficiaram a produção brasileira da safra 2009/2010 de 149 milhões de toneladas de grãos, segundo o secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Maria dos Anjos. O 12º levantamento da produção de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi divulgado na quinta-feira, 9 de setembro, em Brasília.
Leia mais...

Senar-MT capacita produtores rurais

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, inicia no dia 17 de setembro em Mato Grosso as aulas do programa Campo Futuro, que visa à capacitação de produtores rurais para atuar no mercado de negócios.
Leia mais...

PGPAF: 23 culturas da agricultura familiar tem bônus em setembro

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

A portaria do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) foi publicada nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU). Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de agosto de 2010 e tem validade para o período de 10 de setembro a  09 de outubro de 2010.
Leia mais...

Pesquisadora da Embrapa alerta para os riscos do uso de sementes piratas

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010

Com a proximidade do período chuvoso e do início do plantio de determinadas culturas, a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caroline Jácome Costa, faz um alerta ao produtor: a importância de se utilizar sementes certificadas. “A opção pelas sementes de qualidade superior deve ser o ponto de partida para a sustentabilidade do agronegócio. Semente pirata é um barato que sai caro. A utilização de sementes certificadas é uma questão de qualidade”, afirma.
Leia mais...

Feira do Mel começa na hoje em Sorriso

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010

Nesta quinta e sexta-feira (dias 09 e 10) será realizada a V Feira do Mel de Sorriso, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e pela Associação de Apicultores de Sorriso. A Feira será na Praça da Juventude com entrada franca para toda a comunidade. O objetivo é difundir o mel como alimento nutritivo, saboroso, saudável e 100% orgânico e sustentável.
Leia mais...

Pesquisadora da Embrapa alerta para os riscos do uso de sementes piratas

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010

Com a proximidade do período chuvoso e do início do plantio de determinadas culturas, a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caroline Jácome Costa, faz um alerta ao produtor: a importância de se utilizar sementes certificadas.
Leia mais...

Arroba atinge pico histórico em MT

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010

O ano 2010 vai se consolidando como o ano da recuperação dos preços no mercado da bovinocultura de corte. Dentre as variáveis importantes para o setor, uma chamou a atenção na semana passada, como observa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Leia mais...

Colheita da safra 2009/10 de algodão está finalizada em MT

Publicado em Sábado - 04 de Setembro de 2010 | por Marcondes Maciel

Motivo de preocupação para muitos, a estiagem acabou favorecendo o trabalho de colheita da safra 2009/10 de algodão, que está finalizada em Mato Grosso. Os analistas avaliam que o clima seco “permitiu o bom desempenho das máquinas no campo” e, apesar do incremento de 7,12% na área plantada, os trabalhos encerraram com uma semana de antecedência em relação à safra passada.
Leia mais...

MT discute este mês uso de agrotóxicos

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Mato Grosso será sede do "Congresso Agrotóxicos, Saúde e Meio Ambiente: o direito à informação", nos dias 21 e 22 de setembro. Na programação estão previstas as participações de pesquisadores da Embrapa, Fiocruz, Abrasco, Indea e representantes das Ong’s Oluma, Fase e da Brasilbio, autoridades estaduais das áreas da saúde, agricultura, pecuária, advogados, promotores, procuradores e juízes do Trabalho.
Leia mais...

Agricultores familiares podem se proteger contra estiagem causada pelo La Niña

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Os agricultores familiares da região Centro-Sul do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul) poderão ser afetados pelo fenômeno climático La Niña na safra que está sendo plantada.
Leia mais...