Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011

Empreendedor Individual tem novo prazo para entrega da Declaração Anual em MT

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) informa que o Comitê Gestor do Simples Nacional alterou o prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) de 31 de janeiro para 28 de fevereiro de cada ano. A modificação consta da Resolução CGSN nº 81.
Leia mais...

Certificação de Sementes será tema de Dia de Campo em MT

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011

O Sistema de Certificação de Sementes Brasileiro será amplamente debatido, no próximo dia 28 de janeiro, durante o Dia de Campo da Fundação Pró-Sementes, na Fazenda Santo Antônio, em Campo Verde (140 km de Cuiabá-MT). Na área de dez hectares onde será realizado o evento existem ensaios de pré e pós-controle, e os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de certificação de sementes.
Leia mais...

Ferrugem pode se propagar rápido neste período, diz Aprosoja

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011

A proliferação da ferrugem asiática nas lavouras de soja matogrossense pode ser maior do que os quatro casos confirmados até o momento. O alerta é da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). "Até dezembro não presenciamos chuvas no Estado, mas agora em janeiro as precipitações aumentaram bastante", alerta o presidente da entidade, Glauber Silveira, ao pedir para que os produtores não baixem a guarda no monitoramento da doença.
Leia mais...

Mais de 90% dos fertilizantes fiscalizados estão dentro dos padrões de qualidade

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2011

As fiscalizações de fertilizantes, em 2010, alcançaram 731 mil toneladas. Do total, 59,8 mil toneladas foram apreendidas devido a problemas nas embalagens e à declaração incorreta da quantidade de nutrientes nos rótulos. “O resultado mostra que 91,8% dos produtos estavam dentro dos padrões, contra 83,7%, em 2009.
Leia mais...

Agricultor dinamiza trabalho no campo com o Mais Alimentos

Publicado em Quarta - 19 de Janeiro de 2011

Com o empréstimo de R$ 59 mil adquirido em fevereiro de 2010 por meio do Programa Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a juros de 2% ao ano e prazo de três anos para começar a pagar, a vida do agricultor familiar, João Rocha Oliveira, 49, mudou, para melhor. O novo trator de 50 cavalos  supriu as necessidades de trabalho na chácara de 14 hectares, localizada a 7km de Planaltina (DF). “Antes do Mais Alimentos eu tinha que alugar um trator e pagar por hora de serviço. Hoje em dia não é mais necessário. Com a máquina nova dá para fazer tudo. O trator é completo”, destaca João.
Leia mais...

MT comemora 15 anos livre de febre aftosa

Publicado em Quarta - 19 de Janeiro de 2011

Mato Grosso mantém a liderança de ser o Estado com o maior rebanho bovino do País com 28.695.273 milhões de cabeças e comemora 15 anos sem registro de ocorrência de febre aftosa. Os dados da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa 2010 foram divulgados nesta quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato do Palácio Paiaguás.
Leia mais...

Produtores de Lucas colheram apenas 2% da área plantada de soja

Publicado em Terça - 18 de Janeiro de 2011 | por Altair Anderli

A colheita da soja está atrasada no Mato Grosso. Dos mais de 6 milhões de hectares plantados, em apenas 40 mil os trabalhos foram finalizados. Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), os números representam quase quatro vezes menos que na mesma época do ano passado.
Leia mais...

Resultado de campanha contra aftosa sai nesta 4ª

Publicado em Terça - 18 de Janeiro de 2011

Mato Grosso comemora 15 anos sem registro de ocorrência de febre aftosa. O governador do Estado, Silval Barbosa, celebra o resultado, nesta quarta-feira (19), divulgando os números da última etapa Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2010, realizada em novembro em todo rebanho de bovinos e bubalinos, em entrevista coletiva, às 10 horas, no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Na ocasião também será apresentado o número oficial do rebanho mato-grossense, atualizado na etapa de novembro.
Leia mais...

Resultado de campanha de vacinação febre afotsa será divulgada nesta quarta-feira

Publicado em Segunda - 17 de Janeiro de 2011

O resultado da campanha da vacinação contra a febre aftosa em todo rebanho de bovinos e bubalinos da etapa de novembro da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2010, que atualiza o número oficial do rebanho mato-grossense, será divulgado nesta quarta-feira (19) pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, durante solenidade de comemoração dos 15 anos sem registro de ocorrência da doença no Estado, em entrevista coletiva.
Leia mais...

Demanda de milho mantém busca pelo estoque do governo federal

Publicado em Segunda - 17 de Janeiro de 2011

O mercado de milho no fim da semana passada registrou poucos negócios, os compradores continuam ativos no mercado, porém, a demanda segue bastante escassa. O pouco milho que se mantém na mão da iniciativa privada tem sido destinado, sua maioria, à exportação, já que foi reservado para a comercialização externa por meio dos leilões PEP.
Leia mais...