Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa*

Opinião Turismo fatal

De novo o Rio de Janeiro foi à vitrine nacional em maus exemplos, em descaso com a pessoa humana, na negligência dos gestores públicos. Trata-se de uma sequencia que já vem de longe. Em 2010 mostrou o morro do Bumba soterrando gente e depois, soube-se que as pessoas moravam ali com a anuência da prefeitura, com o prefeito no seu quarto mandato. No início deste ano bateu o recorde de gente arrastada pelas águas como se fosse um brinquedo. Nem sequer as autoridades foram capazes do contar os mortos com exatidão. O Bateau Much já foi lembrado em outros artigos. O Rio de janeiro é bastante inovador, principalmente nas desgraças. 
Leia mais...

Opinião Oh! Sodalício.

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

São 90 anos. Idade de quem já passou da fase inicial, bem como da intermediária, e se encontra agora em um período revelador. Ainda que haja os sobressaltos provocados pela ausência de apoios governamentais, os quais se possam contar regularmente, e não de forma esporádica, quando se carece de realizar reformas no prédio. Pois a instituição quase centenária é mais que um conjunto de paredes, telhas e madeiras. Há bem mais que isso a partir do seu umbral.
Leia mais...

Opinião Presente de benfazejos

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Bruno Peron

Poucos se atreviam a prever, no fim do século XX, que a decadência dos Estados Unidos da América estaria tão iminente. Sua pujança cultural, econômica e política influiu as decisões de líderes latino-americanos durante décadas como se seu modelo de desenvolvimento fosse o ápice da cadeia evolutiva da humanidade, o fim último a alcançar.
Leia mais...

Opinião Caridade: a religião do presente

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por N e s t o r F i d e l i s

Como é bom e animador perceber o momento especial pelo qual estamos passando. Recebemos hoje um “e-mail” contendo uma entrevista com um atuante religioso da Igreja Católica na cidade do Rio de Janeiro, que mesmo não sendo padre nem possuidor de algum título eclesiástico vem atraindo imenso número de pessoas para a mensagem cristã.
Leia mais...

Opinião Oh! Sodalício.

Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

São 90 anos. Idade de quem já passou da fase inicial, bem como da intermediária, e se encontra agora em um período revelador. Ainda que haja os sobressaltos provocados pela ausência de apoios governamentais, os quais se possam contar regularmente, e não de forma esporádica, quando se carece de realizar reformas no prédio. Pois a instituição quase centenária é mais que um conjunto de paredes, telhas e madeiras. Há bem mais que isso a partir do seu umbral.
Leia mais...

Opinião Os Donos do Poder

Publicado em Domingo - 04 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Olhado por um telescópio, a impressão que se tem é que o Estado brasileiro foi todo loteado. Isso não é de agora. Nem começou com o governo passado. Tampouco se encerrará na gestão atual. Até porque a tal faxina, que se acreditou ter iniciado no Ministério dos Transportes, sequer alcançou as portas das pastas da Agricultura e do Turismo. Tudo por conta da chamada governabilidade, a qual se vê sustentada pelo número de apoios conquistado no Congresso Nacional. Apoios que são amarrados pelo “dando que se recebe”. Situação que denúncia o clientelismo, bem como também traz um quadro comprometedor. Pois “o sair da linha” nada tem a ver com a ética ou com o decoro parlamentar. Ainda que “pego com a mão na botija”. 
Leia mais...

Opinião Um Inciso Para Inglês Ver

Publicado em Sábado - 03 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Uma enquete chamou a atenção do internauta. Quase trezentos mil acessos. Número que quase congestionou o site do Senado. Isso é explicado. Pois é grande a indignação das pessoas com relação ao ato de corrupção. Apesar disso, a impunidade prevalece. O que faz crescer a cobrança e o pagamento de propina, ao mesmo tempo em que aumenta as denúncias. Estas, sequer, são apuradas, e, quando chegam a ser, esbarram na morosidade da justiça. Daí o clamor por leis mais rígidas. É nesse sentido que deve discutir a aplicabilidade e o sentido prático do Projeto de Lei 204/2011, em tramitação no Senado. 
Leia mais...

Opinião VLT X BRT: O FUTURO DE CUIABÁ

Publicado em Sexta - 02 de Setembro de 2011 | por Antonio Carlos Maximo

Difícil não opinar sobre essa polêmica VLT (veículo leve sobre trilhos) versus BRT bus rapit transit). Como asseverou o grande Aristóteles, o homem é um animal político (zoon polyticon). Enganam-se aqueles que traduzem a expressão grega por animal social. É animal político mesmo! É evidente que o filósofo grego aplicou o conceito aos cidadãos da pólis (homens livres que habitavm a cidade) e deixou de fora os escravos. Estes não eram considerados nem mesmo como gente, quanto mais cidadãos. Talvez essa natureza política do homem é que leva muita gente a emitir juízo de valor sobre as coisas da sua cidade, da sua polis. E eu sou mais um deles.
Leia mais...

Opinião Quebra-cabeça e Deleite

Publicado em Quinta - 01 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Ler é sempre um deleite. Ainda mais quando se tem a frente, um autor cuidadoso com a arte de escrever. Característica marcante de Ernest Hemingway. Foi assim, aliás, que venceu a resistência inicial de editores de livros e revistas. Não só isso, como se fez amado pelos leitores, aos quais crescem mesmo depois do seu falecimento, no segundo dia de julho de 1961. A morte venceu o corpo físico, sem, contudo, destruir suas pegadas. Estas são marcadas por um estilo literário diferente do usual da época em que viveu, onde predominava o psicologismo. Nem por conta disso, Ernest deixou de juntar os traços que se aproximam bastante da realidade imediata dos personagens de seus livros. Tática iniciada nos contos e aprimorada nos escritos mais densos, a exemplo de “O sol também se levanta”. 
Leia mais...

Opinião A crise acabou. Viva a crise!

Publicado em Quinta - 01 de Setembro de 2011 | por KLEBER LIMA*

A crise entre o governador Silval Barbosa e o deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, já foi contornada. Embora nenhuma fonte oficial fale abertamente sobre o caso, nos bastidores todos já dão o assunto por encerrado. Um café da manhã nesta quarta entre Silval, Riva e Sergio Ricardo teria selado a paz definitiva. Até a próxima crise, claro.
Leia mais...