Publicado em Sábado - 21 de Abril de 2012 | por Eduardo Mahon

Nível (ou falta de...)

A propósito do duelo particular entre os Ministros Joaquim Barbosa e Cézar Peluso, onde um acusa o outro de inseguro, populista, tirânico, caipira entre outros adjetivos desairosos, o advogado Sérgio Niemeyer relembrou episódio ocorrido na Suprema Corte entre 1909 e 1910. As escaramuças, no entanto, embora ainda mais viscerais, atingiam outro patamar do vernáculo. Em português claro, até o barraco era mais bonito, embora expusesse o Judiciário da mesma forma.
Leia mais...

Mato Grosso terra de oportunidades

Publicado em Sábado - 21 de Abril de 2012 | por Aladir Leite Albuqerque

Lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás, ou seja, faça o bem no tempo oportuno, pois poderá ser que depois você também precise. Reparta com sete e ainda se possível com oito, pois não sabes o dia em que lhe faltara.
Leia mais...

O Entregar Como Estratégia de Barganha

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

“O PSD deixou o staff da administração pública estadual”. Fato raro. “Mais ainda em Mato Grosso”, e, particularmente, em ano eleitoral. Pois, nesta época, a tendência é a de que o maior número de partidos continue próximo de quem tem a chave do cofre e a caneta para as nomeações. Até mesmo para acomodar apaniguados e destinar recursos e/ou obras para suas comunidades.
Leia mais...

A VIDA COMO ELA É.

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

Durante toda a nossa vida, passamos por  um continuar permanente de esforços, que são compostos de altos e baixos em vários sentidos, porém é importante continuar sempre buscando o melhor para nós, e para todos que cruzam os nossos caminhos.
Leia mais...

Retórica do Barganhar

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

Barganhar, no sentido de trocar favores, passou a ser sinônimo de política. Esta, então, ganhou contornos pouco aceitáveis. Isso afasta uma porção de pessoas do próprio espaço do fazer político. Pois este é associado a “corrupção”, a “enriquecimento da noite para o dia” e “privilégio de forma pouco ética”. Daí o mensalão do PT, do DEM e do PSDB, que se junta a toda forma de “merendas” e de “gratificação” distribuído a parlamentares, oferecido pelo chefe do Executivo. 
Leia mais...

Corrupção, doença incurável?

Publicado em Sábado - 10 de Março de 2012 | por Juacy Silva

No campo da saúde, até há alguns anos, existiam certas doenças que uma vez diagnosticadas o paciente recebia a notícia como uma condenação ‘a morte.
Leia mais...

Mulher, a multiplicidade em pessoa

Publicado em Quinta - 08 de Março de 2012

Leia mais...

Aos Amigos Trabalhadores Espíritas

Publicado em Segunda - 13 de Fevereiro de 2012 | por Nestor F. Fidelis

Os centros espíritas precisam estar preparados para receber as pessoas interessadas em conhecer a doutrina, assim como aos que sofrem, aos que buscam desenvolver valores edificantes da personalidade.
Leia mais...

Frase de Efeito e de Escudo

Publicado em Segunda - 13 de Fevereiro de 2012 | por Lourembergue Alves

“Com um de seus parlamentares ocupando cada vez mais espaço na política nacional, Mato Grosso tem a oportunidade de deixar de ser periferia do país”. Esta frase chegou, recentemente, a esta coluna. Seu emissor, no entanto, talvez por descuido ou pressa, esqueceu de fazê-la acompanhar de fundamentação. Detalhe necessário. Ainda que a intenção do então missivista tenha sido apenas de divulgar a dita afirmação. Divulgá-la com o objetivo de desviar o foco do noticiário local, ao mesmo tempo em que supervaloriza o desempenho do referido congressista.
Leia mais...

Cartas Marcadas

Publicado em Segunda - 13 de Fevereiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Fala-se bastante em disputa pela presidência do Parlamento mato-grossense. Isso ficou mais forte nos últimos dias. Talvez como reflexo da discussão em torno de nomes para a disputa das prefeituras. Ainda que esta nada tenha a ver com aquela. Pois, em tese, trata-se de instâncias de poder diferenciadas. Mesmo assim, o debate sobre uma não descarta o discutir a respeito da outra. Até pelos interesses particulares que as provocam. Ambas, no entanto, dispensam a participação da sociedade. Participação imprescindível quando se está em democracia. 
Leia mais...