Notícias
Internacional Briga por fronteiras pode gerar conflito, diz ditador do Sudão
O ditador do Sudão, Omar al Bashir, disse neste domingo à BBC que não está descartada a possibilidade de conflitos armados com o seu mais novo vizinho, o Sudão do Sul, por conta de regiões de fronteira reivindicadas pelos dois países.
Leia mais...
Internacional EUA pedem que ditador do Iêmen assine acordo de transição
Um conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitou ao ditador iemenita, Ali Abdullah Saleh, que assine o plano de transferência de poder, durante uma reunião que mantiveram na capital da Arábia Saudita, o líder recupera-se de ferimentos, informou a Casa Branca neste domingo.
Leia mais...
Internacional Sobe para 4 número de mortos em ataque das Farc
O número de vítimas fatais do ataque de sábado das Farc com um carro-bomba contra o povoado de Toribío (sudoeste da Colômbia) subiu para quatro, com a morte de um camponês em um hospital, informaram as autoridades regionais neste domingo.
Internacional Senegal suspende decisão de expulsar ex-presidente do Chade
O Senegal suspendeu a medida de expulsão do ex-presidente do Chade, Hissene Habré, devido à oposição da ONU (Organização das Nações Unidas), declarou neste domingo o ministro senegalês de Relações Exteriores, Madické Niang.
Leia mais...
Política Divisão do PA preocupa MT
A realização de plebiscito no Pará sobre a divisão do Estado, que teve as regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicadas na sexta-feira no Diário da Justiça Eletrônico, colocam as forças políticas de Mato Grosso em posição de alerta. A redivisão prevê a criação dos estados de Tapajós e Carajás em delimitação que considera faixa de área, na divisa com Mato Grosso, em processo litigioso. Gera assim temor no Estado sobre a possibilidade de perder definitivamente 2,5 milhões de hectares, que poderão ser em sua maior parte incorporados por Tapajós. Executivo, através do governador em exercício Chico Daltro (PP) e Assembleia Legislativa, por meio do presidente José Riva, do mesmo partido, reafirmam ações para garantia da vitória sobre a antiga batalha com o Estado vizinho.
Leia mais...
Política IBGE teria trocado referência
Na Ação Civil Originária 714, Mato Grosso deixa claro os pontos de conflito. Erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que em 1922, quando se chamava Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, realizou a Primeira Confecção de Cartas do Brasil ao Milionésimo. O mapa equivocado do IBGE foi contestado pelos trabalhos de Marechal Cândido Rondon em 1952, com a "Carta do Estado de Mato Grosso e Regiões Circunvizinhas (folhas 51/52). Mas a questão, sem definição, agora se arrasta no Judiciário.
Política Senado decide se convoca Veloso
A má fase do senador Blairo Maggi (PR) pode piorar ainda mais nessa semana. Isso porque o Senado vota amanhã pedido de convocação do ex-bancário Expedido Veloso para que ele se explique pessoalmente sobre as revelações que tratam do caso dos aloprados. A convocação vem sendo admitida pelos senadores Delcídio Amaral (PT-MT) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidentes das comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça, onde Expedito deve ser ouvido. Isso pode colocar novamente o caso em evidência e atingir Blairo.
Empregos Concursos com inscrições abertas reúnem 17,4 mil vagas
Pelo menos 94 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (11) e reúnem 17.494 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Cidades Acidentes matam 6 pessoas em 30 horas
Em 30 horas o trânsito matou 6 pessoas na Grande Cuiabá, em acidentes registrados na rodovia BR-364 e no perímetro urbano. Em 2 acidentes ocorridos em um intervalo de 23 horas 2 condutores morreram junto com os filhos de 14 e 3 anos.
Política Contratos da Petrobras com a empresa Manchester Serviços Ltda estão sob suspeita.
A oposição pedirá que a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República investiguem os contratos da Petrobras com a empresa Manchester Serviços Ltda. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é dono de 50% da companhia, mas está afastado de sua direção. Reportagem publicada ontem pelo jornal O Estado de S.Paulo relata possíveis indícios de fraude em uma licitação da estatal vencida pela Manchester avaliada em R$ 300 milhões. A Manchester assinou ainda contratos de R$ 57 milhões com a Petrobras sem licitação.
Leia mais...