Senado decide se convoca Veloso
A má fase do senador Blairo Maggi (PR) pode piorar ainda mais nessa semana. Isso porque o Senado vota amanhã pedido de convocação do ex-bancário Expedido Veloso para que ele se explique pessoalmente sobre as revelações que tratam do caso dos aloprados. A convocação vem sendo admitida pelos senadores Delcídio Amaral (PT-MT) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidentes das comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça, onde Expedito deve ser ouvido. Isso pode colocar novamente o caso em evidência e atingir Blairo.
Veloso afirmou a petistas que o senador e o ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) teriam idealizado falsos dossiês para prejudicar os ex-senadores Antero Paes de Barros (PSDB) e Serys Marli (PT) na campanha 2006. A ideia, depois disso, teria sido copiada por Aloízio Mercadante (PT) para prejudicar José Serra (PSDB) na disputa pelo governo de São Paulo.
Maggi nega qualquer envolvimento com o caso. As revelações de Expedito, divulgadas pela revista Veja, envolveram o senador e podem retomar ao debate público no momento que o PR é acusado de cobrar propina no Ministério dos Transportes. A crise afetou diretamente o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, afilhado de Maggi e indicado para o cargo com apoio do seu padrinho político.
A convocação de Expedito pode ser aprovada no mesmo dia em que Pagot deverá ser ouvido no Senado sobre as denúncias de cobrança de mensalão no Ministério dos Transportes.
Comentários