Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2011 | por Karoline Kuhn

Acesso a medicamentos gratuitos cresce mais de 1000% em MT

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que a procura da população mato-grossense aos medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, para tratamento de diabetes e hipertensão, cresceu 1.180% de janeiro a outubro deste ano. No primeiro mês foram 1.964 pacientes atendidos enquanto em outubro somou 25.137. No ano, foram 51.171 pessoas registradas.
Leia mais...

Alimentos e bebidas à base de Aloe vera estão proibidos pela Anvisa

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2011

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.
Leia mais...

Solvente industrial aumenta risco de Parkinson, diz estudo

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2011

Um estudo internacional concluiu que pessoas expostas ao solvente industrial tricloroetileno (TRI) no ambiente de trabalho têm um risco seis vezes maior de apresentar mal de Parkinson.
Leia mais...

Uma pessoa morre a cada 10 segundos de diabetes no mundo

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2011

Estima-se que haja mais de 346 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas, e 3 milhões não sabem que têm a doe
nça.
Leia mais...

Até 2030, 552 milhões de pessoas terão diabetes

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2011

Um em cada adulto pode desenvolver diabetes até 2030, indicam estatísticas mais recentes --hoje é um em cada 13. A região mais prejudicada seria a África, com uma elevação de até 90% em ocorrências da doença nas próximas duas décadas.
Leia mais...

Paciente do SUS espera mais de cem dias por radioterapia

Publicado em Domingo - 13 de Novembro de 2011

Os pacientes do SUS esperam mais de cem dias para fazer uma radioterapia. A informação consta em um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), que realizou uma auditoria na política nacional de atenção oncológica.
Leia mais...

Meta de Papanicolau atinge 71% em faixa prioritária

Publicado em Sábado - 12 de Novembro de 2011

Dados inéditos do Ministério da Saúde revelam que, somente no primeiro semestre de 2011, foram realizados mais de 5,6 milhões de exames de citologia, o conhecido exame de preventivo contra o câncer de colo de útero ou de Papanicolau. Para o público prioritário, mulheres entre 25 e 64 anos, desse total, foram realizadas 4,3 milhões de exames, o que corresponde a 71% da meta – a geral ficou em 47%, no período. Esse grupo concentra o maior risco e a maior incidência da doença. Em julho, a faixa de rastreamento prioritária foi ampliada. Para mamografia, meta para faixa prioritária atingiu 50%. Nesta sexta-feira (11), o ministério lançou consulta pública para melhorar qualidade das mamografias.
Leia mais...

"Olho eletrônico" analisa células e identifica agressividade de tumor

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2011

Pesquisadores americanos e holandeses desenvolveram um programa de computador que identifica e interpreta eletronicamente a agressividade de tumores de mama.
Leia mais...

Acesso a medicamentos gratuitos cresce 1.180% no Mato Grosso

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2011

O “Saúde Não Tem Preço” continua a beneficiar cada vez mais brasileiros. Em Mato Grosso, a iniciativa do Ministério da Saúde, que oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ampliou em 1.180% o acesso ao tratamento dessas doenças – o segundo maior aumento entre os estados brasileiros – nas 277 drogarias credenciadas ao programa no estado. O número de pacientes atendidos saltou de 1.964, em janeiro, para 25.137, em outubro. Em todo o país, a quantidade de beneficiados aumentou 251% no mesmo período. O total mensal de brasileiros assistidos pelo Saúde Não Tem Preço passou de 853.181, em janeiro, para quase 3 milhões em outubro. Em todo o período, 6,5 milhões de pessoas foram beneficiadas. Dessas, 51.171 em Mato Grosso.
Leia mais...