Notícias Saúde
Homens com mais de 20 parceiras sexuais na vida têm menos risco de câncer de próstata
Boas notícias para os garanhões mundo afora. Um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology defende a tese de que um homem que já tiver dormido com pelo menos 20 mulheres reduz em quase 30% o risco de desenvolver câncer de próstata.
Falta de recursos na Santa de Casa de Cuiabá ameaça atendimento
A falta de recurso ameaça o atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A instituição é referência no atendimento para todo o estado, mas tem atualmente um rombo mensal no orçamento de R$ 500 mil. Por isso, as dívidas só crescem. De acordo com o presidente da unidade, Antônio Preza, uma das estratégias da direção é tentar aumentar o atendimento aos pacientes particular e por meio de convênios.
Segundo o presidente, o método básico é aumentar os 180 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para poder manter a proporcionalidade de 60% e 40% dos atendimentos. Atualmente, o atendimento particular na Santa Casa representa cerca de 13% do total.
“Se diminuir os 180 leitos do SUS é uma penalização para o funcionamento da instituição. Então nós queremos aumentar o leito de particular e convênio para chegar na proporção adequada.
Tangará: Campanha de Vacinação Anti-Rábica inicia nesta quinta-feira nas zonas rurais
A Vigilância Ambiental de Tangará da Serra inicia nesta quinta-feira, 3, a campanha de vacinação anti-rábica nas áreas rurais.A vacinação começa no Distrito de Progresso das 8h às 16h. No dia 11 ela acontece no Joaquim do Boche das 8h às 11h; no dia 17, na Gleba Triângulo das 13h às 17h e no mesmo dia na comunidade da São Jorge das 8h às 10h.
Confirmadas mais duas mortes por H1N1 no MT
O número de mortes causadas pelo vírus H1N1 em Mato Grosso este ano subiu de 12 para 14, segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-MT). Em todo o estado, foram notificados 30 casos da doença, também conhecida como Influenza A, entre 1º de janeiro e 26 de junho de 2014. Quatro das mortes registradas em decorrência desse tipo específico de gripe ocorreram em Cuiabá. E duas mortes por suspeita da enfermidade ainda estão sob investigação, em Juscimeira e Rondonópolis.
Os outros óbitos ocorreram em Tangará da Serra (3), Várzea Grande (2), Tapurah (1), Rosário Oeste (1), Jaciara (1), Guarantã do Norte (1) e Paranatinga (1). Em Mato Grosso, mais de 2,5 milhões de pessoas do chamado grupo prioritário - crianças, gestantes, mulheres que tiveram bebês há até 45 dias, indígenas, idosos, doentes crônicos e profissionais da saúde - foram vacinados contra a gripe. A dose protege contra o H1N1, H3N2 e a Influenza B, consideradas as formas mais graves da doença.