Notícias Saúde
Pesquisa sobre novo tratamento contra o câncer ganha prêmio
A combinação de um remédio que trata diabetes tipo 2 e de um quimioterápico usado em câncer de mama e de pulmão é mais eficaz para reduzir tumores do que a droga oncológica sozinha.
Leia mais...
Estudo diz que dislexia pode ter ligação com audição
Muitas pessoas consideram a dislexia apenas um problema de leitura, no qual as crianças misturam as letras e interpretam erroneamente palavras escritas. Mas cientistas cada vez mais estão acreditando que as dificuldades de leitura da dislexia sejam parte de um quebra-cabeça maior: um problema na maneira como o cérebro processa o discurso e junta palavras de unidades sonoras menores.
Leia mais...
O uso do amianto não combina com qualidade de vida e saúde pública
A Abifibro – Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidores dos Produtos de Fibrocimento – alerta a sociedade para a necessidade do Brasil avançar na proibição do amianto no Brasil, mineral comprovadamente prejudicial à saúde pública. Atualmente cinco estados brasileiros (Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e São Paulo) já vetaram seu uso em telhas, caixas d’água e outros produtos, em prol do uso de tecnologia e insumos mais sustentáveis. “Trabalhamos para o Brasil ter uma legislação federal que proíba em todo país esse mineral tão perigoso para a saúde pública”, afirma João Carlos Duarte Paes, presidente da entidade.
Leia mais...
Pesquisa descobre processo que amplifica defesa do organismo
Uma equipe do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol) descobriu um processo molecular no qual os glóbulos brancos amplificam a resposta imunológica.
Leia mais...
A importância da amamentação
A amamentação contribui com a formação nutricional e desenvolvimento afetivo do bebê. Além disso, é fator determinante para seu crescimento muscular e ósseo. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), especialmente na semana em que é lembrado o dia Mundial da Amamentação, estimula este contato entre mães e filhos para garantir a saúde dos pequenos desde a infância. De acordo com a nutricionista do Into, Claudia Magalhães, o leite materno é o alimento mais completo e de mais fácil digestão nos seis primeiros meses de vida. Seus nutrientes contribuem com o sistema imunológico, protegendo as crianças de doenças como desidratação e diarréia.
Saúde discute infraestrutura para a Copa 2014
A Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 se reúne em Fortaleza, nos dias 4 e 5 de agosto, para discutir o planejamento das cidades-sede quanto à organização das ações de saúde para o evento. Essa será a terceira reunião do grupo formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das cidades e Estados que receberão os jogos.
Remédio diminui trabalho de parto mas não reduz intervenções
A oxitocina sintética é um medicamento seguro e eficaz para acelerar o trabalho de parto. Porém, segundo nova análise de estudos sobre a droga, ela não reduz o número de cesarianas nem de partos a fórceps.
Leia mais...
Conselho de Medicina cria três novas áreas de atuação médica
Resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) publicada nesta segunda-feira no "Diário Oficial da União" cria três novas áreas de atuação médica: medicina do sono, medicina paliativa e medicina tropical.
Leia mais...
Aleitamento materno exclusivo só atinge 41% dos bebês no Brasil
Apenas 41% dos bebês menores de 6 meses no país são alimentados exclusivamente com leite materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A taxa é semelhante à média mundial, calculada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em menos de 40%, mas é bem abaixo do percentual ideal definido pela organização --entre 90% e 100% das crianças nessa faixa etária.
Leia mais...
Saúde autoriza a construção de 3 UPAs em MT
O Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento), em 15 estados (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, RS, SC e SP). Em Mato Grosso foi autorizada a contrução de duas UPAs em Cuiabá e uma em Várzea Grande . As unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde.
Leia mais...