Notícias Meio Ambiente
Código Florestal será votado na próxima semana, diz Vaccarezza
Uma semana após ter fracassado na Câmara a tentativa de votar o projeto do novo Código Florestal, o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta terça-feira (17) que o texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) será analisado “na próxima semana”.
Leia mais...
Ibama encontra área queimada em MT e aplica multa de R$ 8 milhões
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontraram uma área de 1.126 mil hectares de floresta queimada, no município de Itaúba, a 599 km de Cuiabá, durante a Operação Disparada, que tem o objetivo de combater o desmatamento e pecuária ilegal em regiões da Amazônia Legal. Por conta disso, os proprietários foram multados em R$8,9 milhões e a área embargada. Eles vão responder judicialmente por crime ambiental.
Ação Global registra mais de 43 mil atendimentos em 2011 em Cuiabá
O projeto Ação Global, realizado neste sábado (14), em Cuiabá, recebeu 20.651 pessoas e realizou 43.368 atendimentos gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, lazer, educação e cultura. A parceria da TV Centro América com o Sesi-MT, levou mais de cem serviços nas áreas de cidadania, lazer, educação, beleza, inclusão social, saúde e capacitação para 30 cidades do País. Este ano o local escolhido foi a Praça Cultural do bairro Parque Cuiabá.
Código Florestal gera crise na base aliada do governo
A suspensão da votação do Código Florestal explicitou, na madrugada de ontem, a dissonância interna do PT e expôs uma crise com o PMDB, principal aliado do governo Dilma Rousseff.
Leia mais...
Produção de cana continua ameaçada no Nordeste
Ainda não houve acordo para o retorno do artigo que garantia as áreas consolidadas em áreas de preservação permanente (APP) no relatório do novo código florestal brasileiro. A produção de cana de açúcar nordestina, que é uma das culturas classificada como área consolidada, será bastante penalizada com a alteração no texto original. E para piorar, também não reconsideraram a inclusão do artigo que dava ao Estado o poder de regularizar atividades em APP com declive. Ambos os textos excluídos penalizam diretamente a produção da cana.
Leia mais...
MT é lider no ranking do desmatamento
O último Boletim Transparência Florestal do Imazon, divulgado no mês de abril, apresentou informações sobre o desmatamento e degradação a partir do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), mostrando que em março deste ano, o desmatamento na Amazônia Legal chegou a 46 quilômetros quadrados. Mato Grosso aparece como líder no ranking do desmatamento, com 28% do total desmatado de agosto de 2010 a março de 2011. Na sequência, aparecem Rondônia e Pará com 26% e o Amazonas com 12%. No período em análise, os quatro estados aparecem como os responsáveis por 93% do desmatamento da Amazônia.
Temer minimiza conflito em torno do Código Florestal
O vice-presidente Michel Temer (PMDB) minimizou o conflito na base aliada do governo e disse que a discussão em torno do Código Florestal é natural.
PV registra desagravo a Marina após polêmica do Código Florestal
O PV registrou na noite desta quinta-feira (12), na Câmara Federal, nota de desagravo à ex-senadora Marina Silva. No comunicado, o partido de Marina afirma que o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), fez uma acusação caluniosa e injusta ex-ministra do Meio Ambiente.
Câmara suspende sessão à espera de texto do Código Florestal
A sessão plenária da Câmara dos Deputados que votará a reforma do Código Florestal nesta quarta-feira foi suspensa para que o relator da proposta, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), conclua a redação do texto final e apresente aos demais parlamentares.
Líder: Código Florestal só será votado se houver equilíbrio
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira que a votação do Código Florestal só ocorrerá com um texto equilibrado. Além disso, ele mandou um recado aos que participam da negociação, para que se apressem. Segundo ele, o decreto que prevê multa para quem não registrar a reserva legal até o dia 11 de junho não será prorrogado. A reserva legal é a parte do imóvel em que a vegetação nativa deve ser preservada.