Notícias Meio Ambiente
Setor de cana está otimista com a votação do Código Florestal
Acertado para votar na próxima terça-feira (24.05) o projeto de lei 1.876/99, o novo Código Florestal, deixou o setor sucroenergético otimista. Segundo o presidente em exercício da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, a decisão de aprovar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) com apenas uma emenda n° 164 mostra o compromisso da Câmara dos Deputados com o social, o econômico além do ponto de vista ambiental.
Campanha do Desarmamento recolhe apenas 13 armas em Mato Grosso
Apenas 13 armas de fogo foram devolvidas em Mato Grosso na mais recente Campanha de Desarmamento que é realizada em todo o país. A campanha "Tire uma arma do futuro do Brasil" teve ampliados os postos de recolhimento, pagamento de indenização agilizado e o anonimato garantido para quem entregar as armas. Em todo o país foram recolhidas 493 armas de fogo e 608 munições nesta nova etapa da campanha, que se iniciou no início de maio.
Leia mais...
Vaccarezza convoca base aliada para tentar acordo sobre Código Florestal
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) afirmou nesta sexta-feira (20), após reunião no Palácio do Planalto, que o governo mantém a posição de não ceder em três pontos nas negociações para a votação do novo Código Florestal. Ele marcou uma reunião na próxima terça (24) com líderes da base aliada para tentar chegar a um acordo sobre o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que não atende às reivindicações do Planalto.
Acordo garante votação do código e evita paralisação da Câmara
A votação do novo código florestal ainda não aconteceu nesta semana, mas já existe um acordo para ser deliberada na próxima terça-feira (24). A data foi definida após negociação entre oposição e governo na tarde desta quarta-feira (18). Ambos flexibilizam para tentar resolver as divergências sobre o conteúdo da matéria e sua data de votação. Também concordaram em analisar a Medida Provisória nº 517 antes da legislação ambiental. Entretanto, a MP só será deliberada após votação do código na próxima semana.
Leia mais...
Em MT, flagrantes mostram áreas de floresta sendo derrubadas
Nos últimos 30 dias, os fiscais do Ibama identificaram 20 novas áreas desmatadas em Mato Grosso, a maioria no norte do estado.
Desmatamento disparou em MT em março e abril, confirma Inpe
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (18) o relatório de seu sistema de monitoramento de desmatamento em tempo real da Amazônia Legal (Deter) para março e abril, confirmando uma disparada da devastação em Mato Grosso.
Leia mais...
Amazônia perde 593km quadrados em março/abril, MT lidera desmate
O desmatamento na Amazônia subiu em março e abril deste ano para 593 quilômetros quadrados na comparação com os mesmos meses do ano passado, e o Mato Grosso foi o Estado que mais contribuiu para a perda da floresta com 480,3 quilômetros quadrados de área desmatada, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...
Estado e prefeitura de Cuiabá têm 30 dias para traçar plano contra queimadas
O Estado e o município de Cuiabá têm um mês para apresentarem um plano de combate às queimadas urbanas que contemple ações eficientes de prevenção, fiscalização e repressão, com estruturação física e pessoal do Corpo de Bombeiros e do município. A determinação consta em sentença judicial proferida em julgamento de mérito de ação civil pública proposta em setembro do ano passado pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.
Justiça julga procedente ação do MPE e reforça decisão que garante plano de combate às queimadas urbanas
O Estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá têm 30 dias para apresentar um plano de combate às queimadas urbanas que contemple ações eficientes de prevenção, fiscalização e repressão, com estruturação física e pessoal do Corpo de Bombeiros e do município. A determinação consta em sentença judicial proferida em julgamento de mérito de ação civil pública proposta em setembro do ano passado pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital.
Leia mais...
Mais de 300 pessoas participam de audiência pública sobre queimadas
Mais de trezentas pessoas participaram da audiência pública "Queimadas e suas consequências na saúde e no meio ambiente", no município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), na noite desta segunda-feira (16.05). O evento faz parte do programa "Mato Grosso Unido contras as Queimadas", que é promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e governo do Estado. A iniciativa também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.