Notícias Meio Ambiente
Brasil entrega texto da Rio+20 concluído durante madrugada
O governo brasileiro entregou aos diplomatas das delegações estrangeiras por volta das 7h30 desta terça-feira (19) um novo rascunho do documento final da Rio+20, segundo o Itamaraty. O envio ocorre após negociação que foi concluída nesta madrugada, às vésperas da chegada dos chefes de Estado, que devem votar o texto até o dia 22.
Com 95% de desmatamento, Goiás tem maior perda de Mata Atlântica
Os biomas extra-amazônicos já tiveram a maior parte de suas áreas desmatadas, indica levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A situação mais grave é da Mata Atlântica, que perdeu 88% de suas florestas nativas até 2010. Goiás apresenta a maior taxa de perdas da Mata Atlântica. Do total do estado coberto por vegetação deste bioma, 95% já foram desmatados. Santa Catarina tem a menor proporção, com 77% da área devastada. Os dados constam dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2012 (IDS), divulgados nesta segunda-feira pelo órgão de pesquisas.
Presidente da Famato e ambientalista de MT criticam novo Código Florestal
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, criticou o novo texto do Código Florestal do Brasil publicado no Diário Oficial da União que circula nesta segunda-feira (28). Rui Prado afirmou que os produtores rurais do estado que possuem acima de 10 módulos fiscais – considerados grandes - vão ter dificuldades para conseguir cumprir a recomposição mínima de 30 metros das matas próximas às margens de rios. O veto ao artigo 61 é encarado pelos produtores como o que vai provocar maior impacto no estado.
MT concentra 82% do desmate nas terras indígenas da Amazônia Legal
Cinco por cento de todos os desmates registrados entre janeiro a abril deste ano na Amazônia Legal brasileira ocorreram dentro das Terras Indígenas (Tis) brasileiras. Ao todo, 14 quilômetros quadrados de floresta foram derrubados frente a um universo total de 269 quilômetros quadrados no período, conforme indicou o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Mato Grosso, Rondônia e Pará são os campeões em ocorrências desta natureza.
Câmera escondida em floresta flagra gorila mais raro do mundo
Câmeras escondidas em um santuário africano flagraram imagens do gorila mais raro do mundo. A espécie, extremamente ameaçada de extinção, tem menos de 250 indivíduos no mundo e é muito difícil de ser observada.
Aquecimento global ameaça nova plataforma de gelo na Antártida
Os cientistas preveem o desaparecimento de outra grande plataforma de gelo na Antártida até o fim do século, o que deve acelerar a elevação do nível dos oceanos.
Amazonas tem 32 municípios em estado de emergência
Trinta e dois municípios amazonenses já decretaram situação de emergência e a Defesa Civil do Amazonas calcula em 74 mil o número de famílias atingidas pelas enchentes em todo o Estado. Em obras, rios começam a baixar, e muitas localidades ainda estão sob as águas.
Brasil e França vão estudar as chuvas na Bacia Amazônica
Cerca de 30 pesquisadores brasileiros e franceses vão participar do projeto Clim-Amazon para conhecer o regime de chuvas na Bacia do Rio Amazonas nos últimos 10 milhões de anos. O estudo, que vai durar quatro anos e é financiado exclusivamente pela União Europeia (2 milhões de euros), vai observar os sedimentos encontrados no leito e no fundo de várias partes do Rio Amazonas, desde a nascente nos Andes até a foz no Oceano Atlântico. O projeto é do Laboratório Misto Internacional Franco-Brasileiro Observatório das Mudanças Climáticas (LMI-OCE).
Ibope: 53% elegem desmatamento como prioridade no meio ambiente
Os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo os pesquisadores, que ouviram mais de 2 mil entrevistados com 16 anos ou mais, o índice de pessoas preocupadas com o assunto passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011.
Alta Floresta figurou por anos na lista dos maiores desmatadores
Município de MT deixa lista de desmatadores e firma pacto "verde"
Entidades do setor produtivo, organizações não governamentais e demais representantes do poder público vão assinar, nesta sexta-feira (9), o "Pacto por um Município Verde". O ato marca oficialmente a saída da cidade de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, da lista dos maiores desmatadores. Juntos, os setores vão se comprometer a implementar ações para que na cidade sejam realizadas atividades sustentáveis e sem agredir o meio ambiente.