Notícias Cidades
Pedro Taques busca na Anac regularização de aeroportos em Mato Grosso
O pedido de homologação da pista do aeroporto Bom Futuro de Lucas do Rio Verde (a 350 km da Capital de Mato Grosso) foi o tema da audiência do senador Pedro Taques (PDT-MT) com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo dos Guaranys. Ao lado do vice-prefeito Miguel Vaz, o parlamentar buscou, nesta quarta-feira (06.03), autorização para que o aeroporto passe a operar voos e receba aeronaves comerciais.
Rapaz morre ao cair de telhado
Um rapaz de 27 anos morreu no final da manhã desta quinta-feira (7) após cair do telhado de uma casa na Rua Estevão de Mendonça, centro de Cuiabá. Identificado apenas como Flávio, ele trabalhava na reforma da casa.
Estudantes vão processar UFMT como responsável pela agressão e prisão de alunos
Em meio a uma coletiva de imprensa acalorada, marcada por vários discursos sobre o direito de manifestar o descontentamento com as políticas públicas e de palavras de ordens que lembravam sobre o fim da ditadura militar há mais de 30 anos, o Diretório Central de Estudantes (DCE) avisou que irá processar a direção superior da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atribuindo a ela parte da responsabilidade pelo confronto entre acadêmicos e a Polícia Militar.
Leia mais...
Estudante teve um osso das mãos fraturado (Foto: Pollyana Araújo/ G1)
Estudante da UFMT deve passar por cirurgia após ser atingida em protesto
Com uma fratura na mão esquerda, a aluna de agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruna Matos, de 26 anos, terá de passar por cirurgia ortopédica. Ele foi atingida por disparo de bala de borracha nesta quarta-feira (6) quando a Polícia Militar tentou interromper um protesto estudantil contra a redução do número de vagas nas casas destinadas aos estudantes, realizado na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá. Além dela, outros cinco universitários ficaram feridos.
Leia mais...
Justiça de MT condena a 300 anos de prisão 27 integrantes de quadrilha
Vinte e sete réus integrantes de uma organização criminosa especializada em roubo na modalidade "saidinha de banco" foram condenados pela Justiça a mais de 300 anos de prisão em regime fechado. A pena equivale à somatória de todas as condenações. A quadrilha realizou 39 assaltos, a maioria deles em Cuiabá e Várzea Grande. Devido à quantidade de réus, o processo foi desmembrado e outros 17 acusados ainda aguardam julgamento pelo mesmo crime.
Leia mais...
Cuiabá: após declaração polêmica, sargento da PM exclui perfil de rede social
A sargento da Polícia Militar excluiu seu perfil no Facebook após chamar alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de "maconheiros". A declaração polêmica foi publicada na página após confronto entre estudantes da universidade e a Polícia Militar, ontem à tarde. O comentário gerou muita indignação.
Leia mais...
Advogados disseram ter sido cerceados em seu direito de exercício da profissão (Foto: Renê Dióz / G1)
Advogados relatam truculência de policiais após confronto na UFMT
Em depoimento à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta quinta-feira (7), dois advogados relataram ter sido alvo de ação truculenta por parte de policiais militares no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Bairro Planalto, em Cuiabá, quando foram prestar assistência aos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), detidos após confronto com a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e com a Força Tática na tarde da última quarta-feira (6). A Polícia Militar nega ter tomado qualquer ação desproporcional.
Leia mais...
"Estava na hora errada e no lugar errado", lamenta serralheiro atingido por PM. (Foto: Renê Dióz / G1)
"No local errado", diz serralheiro ferido durante protesto na UFMT em Cuiabá
Um jovem de 21 anos que trabalhava nas proximidades do campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi atingido por disparos desferidos durante a tentativa da Polícia Militar de conter protesto de estudantes universitários na tarde da última quarta-feira (6). Ele nada tinha a ver com o protesto.
Representantes do MST entregam lista de reivindicação a secretário
Assim como na maioria das capitais do País, Cuiabá também foi palco nesta tarde de quinta-feira (07) de mobilização por parte das trabalhadoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na capital mato-grossense o grupo feminino foi até a sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) para se reunir com o titular da pasta, Meraldo Sá, e entregar uma série de reivindicações. Entre elas está o pedido de apoio no cultivo, comercialização e transporte da produção dos pequenos produtores instalados nos 43 assentamentos do MST em Mato Grosso. “Sabemos que sem ajuda do Estado o agricultor assentado não progride, e viemos aqui hoje para alertar que o homem do campo está carente de tudo: de estrutura, de acompanhamento técnico, de recursos financeiros, de tudo”, relata Lucinéia Freitas, coordenadora estadual do MST-MT.
População discute malefícios do agrotóxico na saúde das mulheres e do meio ambiente
Para alertar a população e chamar a atenção das autoridades sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde das mulheres e do meio ambiente, o deputado Ademir Brunetto (PT), realizou na tarde desta quarta-feira, dia 06 uma Audiência Pública onde foi debatido o uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras mato-grossenses. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres.