Notícias Cidades
Decifrado DNA de camelo criticamente ameaçado de extinção
Uma equipe de cientistas chineses anunciou nesta terça-feira ter decifrado o DNA do camelo bactriano, passo fundamental para conhecer o metabolismo deste animal emblemático dos desertos da Mongólia e ameaçado de desaparecimento em estado selvagem. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) define o animal como "criticamente ameaçado" de extinção.
Chuvas continuam em todo o Estado
Nesta quarta-feira (14), o dia deve amanhecer nublado em todo Estado, há grande áreas de instabilidade, com isso as chuvas continuam. Na capital, Várzea Grande e Jangada, a previsão é de máxima de 30 °C e mínima de 23°C.
Caminhada pela Paz pela morte de avó e neto de 4 anos serviu para coletar assinaturas para propor mudanças no Código Pen
Movimento coleta assinaturas para tornar penas mais duras
Além de prestar apoio e solidariedade aos familiares da professora Admárcia Mônica da Silva Alves, 44, e o neto Ryan Alves Camargo, 4, brutalmente assassinados em Cuiabá, integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas da Violência (AFVV)aproveitaram a Caminhada pela Paz realizada na tarde desta terça-feira (13) para coletar assinaturas para propor mudanças no Código Penal e aumentar a pena para crimes hediondos no Brasil.
Maioria de famílias é notificada para deixar terra indígena em Mato Grosso
A maioria das famílias de posseiros que moram na terra indígena Marãiwatsédé, localizada na região nordeste do estado, já foi notificada a deixar a área por decisão da Justiça Federal. Os moradores começaram a ser notificados na semana passada. No próximo dia 9 de dezembro encerra o prazo para que as primeiras famílias notificadas saiam do local.
Mulher cai em golpe do casamento perfeito
Uma mulher, 56 anos, denunciou a abertura de uma conta a partir de seus dados pessoais, à Polícia Civil de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), em um banco do Reino Unido. Este procedimento teria sido realizado a partir das informações repassadas a um homem, morador de Dallas (EUA), que a vítima conheceu há 2 meses pela internet e decidiu se casar.
Família cobra punição aos acusados
Um ano depois da morte da empresária Ângela Cristina Peixoto, 32, os 5 acusados pelo crime ainda não foram julgados. A família cobra celeridade da Justiça e, para marcar a data, vai visitar o túmulo onde ela foi enterrada além de realizar uma missa.
Cartórios eleitorais de MT funcionarão normalmente na sexta e segunda
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informa que na sexta-feira (16) e terça-feira (19), vésperas de feriados, a secretaria do Tribunal, Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor funcionarão normalmente. O expediente será suspenso somente nos feriados da Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20). Apenas os Cartórios Eleitorais que tenham competência de análise e julgamento de prestações de contas de campanha funcionarão em regime de plantão das 14h às 19h.
Leia mais...
PF deve ser investigada por abuso de autoridade e morte de indígena
Entidades da sociedade civil organizada acionaram o Ministério Público Federal (MPF) para que a atuação da Polícia Federal durante a Operação Eldorado seja investigada. Na ação, deflagrada na semana passada em Mato Grosso, dois policiais e seis índios Munduruku, da aldeia Teles Pires, ficaram feridos e Adenilson Kirixi Munduruku foi assassinado com três tiros.
Mãe de detento denuncia tortura em Cadeia Pública de Mato Grosso
A mãe de um detento de 19 anos denuncia torturas realizadas na Cadeia Pública de Lucas do Rio Verde (MT). Ela enviou uma carta para a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, nesta quarta-feira (14) relatando as histórias dos presos.
Data para combrança de pedágio é adiada em uma semana
Foi adiado para a próxima segunda-feira (19) o início de peraçãodo sistema de cobrança da segunda praça de pedágio (P2) no km 121, da rodovia MT-130, entre os municípios de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 km ao Sul da Capital). Será cobrado R$ 6,50 por eixo. A previsão era que a cobrança entrasse em vigor nesta terça-feira (13).