Notícias Agronegócios
Produtor de MT deve esperar até 2015 para escoar safra por portos do PA
O ano de 2015 deve representar para o setor produtivo de Mato Grosso um marco histórico na busca por novas rotas para escoamento da produção de grãos. Este é o tempo estimado pelas entidades do agronegócio estadual para que todos os portos do estado do Pará possam ser utilizados com a finalidade de levar as commodities para o mercado externo. Mas para que se concretize a ligação entre os dois territórios, o primeiro requisito é ter concluída a pavimentação na BR-163 sentido Cuiabá (MT) a Santarém (PA).
Supersafra deve agravar problemas com armazenagem em Mato Grosso
Começou a contagem regressiva para a colheita do milho segunda safra em Mato Grosso e a estimativa é que neste ano a produção atinja o maior volume da história e aproxime-se de 12 milhões de toneladas, estima o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Mas a felicidade dos produtores rurais pela boa safra pode esbarrar na falta de armazéns para estocar o produto. Problemas pontuais devem ser registrados no estado, afirma Carlos Fávaro, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho no estado (Aprosoja).
Sustentabilidade e Legislação trabalhista foram tema de Dia de Campo na região Sul do Estado
“Legislação Trabalhista” e “Sustentabilidade na Produção de Suínos, Principais Desafios e Arranjos Tecnológicos e Ambientais”, foram tema do Dia de Campo, da Associação dos Criadores de Suínos, Acrismat, realizado em Rondonópolis (218 quilômetros de Cuiabá), neste sábado (26.05). O evento faz parte da programação de 20 anos da entidade, completos este ano.
Setor pecuário marca mais uma reunião para discutir monopólio dos frigoríficos
No dia 13 de junho está prevista mais uma reunião do setor pecuário nacional com os órgãos de Defesa da Concorrência para discutir o monopólio das indústrias frigorificas no Brasil. A agenda foi definida na reunião realiza ontem (24) em Brasília entre deputados federais, senadores e produtores rurais com o secretário Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinicius Carvalho. Na pauta a cobrança de providências junto ao governo federal do crescente monopólio no setor de carne com recursos públicos.
Acrismat realiza Dia de Campo do Suinocultor em Rondonópolis
Em comemoração aos seus 20 anos de fundação, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), realizará vários dias de campo durante o ano. O próximo acontece nesse sábado (26.05) na cidade de Rondonópolis.
Durante embargo, setor priorizou mercado interno.(Foto: Reprodução/TV Morena)
Fim de embargo argentino deve aliviar pressão na suinocultura de MT
O fim do embargo argentino, que durou quatro meses, deve amenizar a crise na suinocultura de Mato Grosso. Os produtores do estado alegam que estão comercializando a carne suína por um preço abaixo do custo de produção, comprometendo a renda. Outra dificuldade foi o fechamento de mercados internacionais, como a Argentina e Rússia, fazendo com que os preços caíssem mais. O fim da restrição argentina foi anunciado nesta terça-feira (22) pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e pelo embaixador da Argentina no Brasil, Luis Maria Kreckler.
Soja: produtores de MT comercializaram 45% da safra 2012/13
Com a safra 2011/12 quase concluída, tanto em ano-safra, quanto em comercialização, o planejamento para a safra 2012/13 está em pleno vapor em Mato Grosso.
Acrismat e Senac realizam cursos de culinária a base de carne suína
Começa amanhã (24.05) em Cuiabá a segunda etapa dos cursos de culinária a base de carne suína oferecidos pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) em parceria com o Senac. Destinados a auxiliares de cozinha de creches cadastrados no Programa Copa em Ação, os cursos são gratuitos e ocorrem em turnos de quatro horas. Cada turma é composta por 25 participantes.
Renegociação de dívida da agricultura familiar tem baixa adesão em MT
Seis meses após entrar em vigor quatro resoluções do Governo Federal que possibilitaram aos agricultores familiares renegociar as dívidas de operações de crédito rural, no âmbito do Pronaf e também do crédito fundiário, a procura junto às instituições financeiras está abaixo do esperado. De acordo com o Banco do Brasil, somente em Mato Grosso são 65.851 contratos cujos saldos devedores podem ser revistos junto à instituição. O banco responde, no estado, por 98% das liberações de recursos para as atividades no campo.
Falta de áreas de pastagens leva criador ao confinamento de gado em MT
A intenção do produtor mato-grossense em investir no sistema de confinamento de bovinos registrou um aumento de 14% este ano com relação ao ano passado. A expectativa é de que 929 animais saiam do confinamento para o abate. Em 2011 foram 813 mil animais, e em 2010 foram registrados 592.834 mil cabeças.