Notícias Política
Lei brasileira permite ao presidente perdoar e soltar mensaleiros a qualquer momento
Se o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, endurece cada vez mais a vida dos condenados na ação, existe uma possibilidade — ainda que improvável e muito remota — para os mensaleiros se livrarem da cadeia.
Junta médica avalia estado de saúde de Genoino
A junta médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB) formada para avaliar o estado de saúde do deputado José Genoino (PT-SP) esteve na tarde de hoje (23) no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Os cinco médicos examinaram o deputado por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e vão repassar à Justiça um parecer sobre o estado de saúde dele, incluindo os resultados dos exames. Com base nesses documentos, Barbosa vai decidir se Genoino cumprirá sua pena em prisão domiciliar ou se voltará para a penitenciária da Papuda.
Leia mais...
Advocacia rebate críticas de Joaquim Barbosa ao quinto
Representantes de diversas entidades da advocacia brasileira reagiram à declaração do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, contra o quinto constitucional. No dia 12 de novembro, durante a 179ª sessão do CNJ, afirmou que o lugar cativo do Ministério Público e da advocacia não traz nada de extraordinário. “Simplesmente acho desnecessário”, disse o presidente do STF em meio à discussão sobre a composição do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, assunto que surgiu após a aposentadoria de um desembargador oriundo do quinto constitucional.
TRE promove palestra de prevenção ao câncer de próstata
Como parte das ações propostas para o Novembro Azul, os médicos Douglas Saldanha e Carlos Evaristo realizam nesta sexta-feira (22) palestra aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata.
Alzinio de Campos cobra recuperação de estradas vicinais no Assentamento Nossa Senhora Aparecida
Para garantir o escoamento da produção agrícola e impulsionar o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar, o vereador Alzinio José de Campos, primeiro secretário da Mesa Diretora, cobrou do Poder Executivo, o patrolamento, encascalhamento e levantamento das estradas do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, área rural de Arenápolis.
José Miranda quer campo de futebol para o Bairro Bela Vista
O vereador José de Oliveira Miranda, encaminhou indicação ao Poder Executivo Municipal, para que faça as gestões necessárias no sentido de viabilizar a construção de um Campo de Futebol Socyte no Bairro Bela Vista, em Arenápolis.
Com quase 40%, Leitão lidera intenções de voto à Câmara Federal, em Sinop
A pesquisa feita pelo Instituto Mark, com sede em Cuiabá, foi divulgada na tarde desta quinta-feira (21).
Os números da modalidade estimulada, onde o entrevistado recebe uma lista com o nome dos pré-candidatos, mostram Nilson Leitão com 38,2% das intenções de voto; 21,6 pontos à frente do segundo colocado e 27,7 pontos a mais que o terceiro na preferência dos eleitores sinopenses.
Os números da modalidade estimulada, onde o entrevistado recebe uma lista com o nome dos pré-candidatos, mostram Nilson Leitão com 38,2% das intenções de voto; 21,6 pontos à frente do segundo colocado e 27,7 pontos a mais que o terceiro na preferência dos eleitores sinopenses.
Lucas: 8 mil eleitores deixam de fazer revisão e têm títulos cancelados
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aponta que 8.004 eleitores de Lucas do Rio Verde deixaram de realizar a revisão biométrica e, com isso, tiveram os títulos cancelados. A chefe do Cartório Eleitoral do município, Marcela Muniz, afirmou que este número de cancelamentos já estava sendo esperado.
Prefeitura de Cuiabá recorre à Justiça
A prefeitura de Cuiabá anunciou, no início da noite de ontem, que vai ingressar com um mandado de segurança na Justiça para retirar o município do cadastro de inadimplentes do governo federal. A inclusão se deu por conta da pendência da Câmara de Vereadores com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Legislativo deixou de fazer os repasses da cota patronal para o CuiabáPrev.
Governo espera que fundos cubram déficit previdenciário
O secretário de Administração de Mato Grosso, Francisco Faiad, se disse otimista quanto a possibilidade de a Assembléia Legislativa aprovar rapidamente o projeto de lei complementar que trata da reestruturação do Regime Próprio da Previdência Social do Estado. Atualmente, o deficit previdenciário do Governo pode fechar o ano na casa dos R$ 400 milhões. A manifestação do secretário aconteceu durante um dos mais intensos debates ocorridos na reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Administração, em Canela, Rio Grande do Sul, que se encerra nesta sexta-feira, 22.