Notícias Política
STJ adia para agosto julgamento sobre possível volta de Arcanjo para Mato Grosso
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou para o dia 12 de agosto o julgamento sobre o possível retorno de João Arcanjo Ribeiro a Mato Grosso. A ação seria julgada nesta quarta-feira (24) pela Terceira Câmara do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas foi adiado diante de um pedido feito pela defesa do acusado e foi acolhido pela Corte.
Ex-líder do MST pega pena de 31 anos de prisão
A 5ª Vara Federal em Presidente Prudente, no interior paulista, condenou o ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), José Rainha Júnior, a 31 anos e 5 meses de reclusão por participação em um esquema de extorsão de empresas e desvio de verbas públicas destinadas a assentamentos agrários na região do Pontal do Paranapanema. Investigado pela Polícia Federal (PF) em 2011 na Operação Desfalque, Rainha foi condenado pelos crimes de extorsão, formação de quadrilha e estelionato, além do pagamento de multa. Naquela ocasião, além dele, nove pessoas foram presas. Rainha poderá recorrer da sentença em liberdade por força de um habeas corpus.
TJ defere parte de HC e depoimentos de testemunhas e de Riva devem ser refeitos
A Primeira Câmara Criminal anulou em partes o processo que mantém o ex-deputado estadual José Geraldo Riva preso, deferindo em partes o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-parlamentar. A Primeira Câmara Criminal é formada pelos desembargadores Rui Ramos, Orlando Perri e Rondon Bassil Dower Filho.
Pedro Taques afirma que presídios de MT têm condições de receber Arcanjo; STJ define destino do comendador
O governador Pedro Taques (PDT) afirmou que, se a Justiça decidir mandar o comendador João Arcanjo Ribeiro de volta para Mato Grosso, o sistema penitenciário do Estado está pronto para recebê-lo. Preso há 12 anos, o ex-bicheiro apontado como chefe do crime organizado em Mato Grosso está em presídio federal de segurança máxima e, nesta quarta-feira (24), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decide onde ele continuará preso. Atualmente, ele cumpre pena no presídio federal de Porto Velho (RO), e antes passou por Campo Grande (MS).
Troca de mensagens entre executivos da OAS mostra relação com Lula
A PF (Polícia Federal) fez uma análise preliminar de mensagens de texto trocadas por celular entre executivos da construtora OAS, que estão sendo investigados na operação Lava Jato. O relatório mostra a relação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com esses executivos e o lobby de Lula em favor das construtoras brasileiras em países da África e da América Latina.
Governo ainda não recebeu pedido de intervenção
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ainda não recebeu, oficialmente, o pedido de intervenção votado e aprovado pela Câmara Municipal de Poconé (104 km ao sul da Capital) há mais de 20 dias. Sem o recebimento oficial por parte do Estado, a solicitação não pode ser avaliada.
Campanha por mais mulheres na política chega a Cuiabá
O Senado Federal lança hoje (22) em Cuiabá a campanha Mais Mulheres na Política a Reforma que o Brasil Precisa. O evento vai reunir parlamentares, prefeitas, vereadoras, lideranças femininas de partidos políticos, entidades e de movimentos sociais. Estarão em Mato Grosso para coordenar os trabalhos a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora Especial da Mulher, senadora Marta Suplicy (sem partido-SP) e o senador José Medeiros (PPS-MT).
Em 4 meses, Taques gastou R$ 387 milhões com juros e amortização
Apesar dos esforços da gestão Pedro Taques (PDT) para amenizar a dívida pública de Mato Grosso, o montante teve um crescimento de 1% no primeiro quadrimestre de 2015, por conta da variação do dólar americano, ao qual alguns empréstimos do governo estão vinculados.