Artigos
Opinião Regras do prostíbulo
A prostituição é um tema que gera discussões candentes e posicionamentos austeros.
A tentativa de conferir normatividade a este "serviço" constantemente se choca com preceitos religiosos e estigmas incessantes, como o tratamento aviltante de alguns policiais às prostitutas no Brasil.
Cada vez que o tema galga as mesas legislativas, alguns obstáculos impedem que deputados e senadores votem a favor de projetos de lei que regulamentem a profissão.
Leia mais...
A tentativa de conferir normatividade a este "serviço" constantemente se choca com preceitos religiosos e estigmas incessantes, como o tratamento aviltante de alguns policiais às prostitutas no Brasil.
Cada vez que o tema galga as mesas legislativas, alguns obstáculos impedem que deputados e senadores votem a favor de projetos de lei que regulamentem a profissão.
Opinião Troca de Favores
Em política, tudo é possível. Inclusive a queda de braços entre os poderes. Aliás, é exatamente isso que se verifica hoje: de um lado o Legislativo regional e do outro, o Executivo estadual. É real, aqui, a falta de diálogo. Não apenas entre os parlamentares e o governo, mas também entre estes e a sociedade. Situação complicada. Bem mais quando se percebe que a solução para esse impasse trará prejuízos as pessoas, enquanto o chefe da administração pública do Estado se curvará diante dos caprichos políticos de parlamentares.
Leia mais...
Opinião Jornalismo puro ou irreal
Certo dia, presenciei um diálogo entre um avô e uma neta sobre o exercício da profissão de jornalista, sendo que das experiências do avô o relato virou uma lição da profissão e recomendações sobre as ações jornalísticas.
Leia mais...
Opinião Dia dos Pais
De um abraço apertado e um olhar de seriedade a um coração que já sabe o que é amar. Do lado esquerdo do peito, as aprendizagens que somente conseguimos vivenciar ao seu lado. Da volta do trabalho, momento tão esperado, a esperança de mais uma vez conseguirmos olhar para você e vivermos juntos aquelas experiências que jamais vão se apagar de nossas memórias, memórias de nossos corações. Não é fácil definir com palavras a nossa gratidão por você, papai. O que podemos fazer é seguir os caminhos que o senhor nos ensinou, ainda que, há algum tempo, estes mesmos caminhos não parecessem tão lógicos assim.
Opinião Tiros, tiros e mais tiros!
Uma das mais gratas experiências profissionais que já tive em mais de 20 anos de atuação ocorreu durante os 14 meses em que liderei uma fabulosa equipe de radialistas, técnicos e jornalistas na Rádio Cultura de Cuiabá. Uma verdadeira pós-graduação em radiojornalismo e também em cultura cuiabana.
Leia mais...
Opinião Páginas Reveladoras
“Paris é uma festa”. Livro autobiográfico de Ernest Hemingway. Distante, felizmente, do enfadonho desfile de dados, detalhes, os quais jamais se entrelaçam uns com os outros. Mesmo que o período discorrido seja bastante curto, de 1921 a 1926. Tempo em que o autor se encontrava na capital francesa. Nesta, sob o som das águas do Sena, saboreou um dos bons momentos da vida. Uma vida cheia de altos e baixos, em que a pobreza vivida fazia parede e meia com seus demônios internos, sem, contudo, afastá-lo do charme dos cafés, que ainda existem aos montes por lá, e em cujos percursos se relacionou com “gente anônima das ruas” e “gente famosa”.
Leia mais...
Opinião Novo processo tributário da SEFAZ
Em 22 de julho de 2011, foi editado o Decreto nº 548 que introduziu alterações ao Regulamento do ICMS de Mato Grosso mais especificadamente para alterar o processo administrativo tributário.
Opinião SAREE – UM POEMA NO CORPO
Uma, entre tantas agradáveis lembranças que guardo da Índia, é quando eu vestia saree - roupa tradicional feminina indiana com 5,5 a 6 metros de tecido. Os tecidos indianos são famosos pela beleza, e encantaram-me desde o primeiro olhar. Entrar nas lojas de tecidos proporcionava-me um momento único! Ficava simplesmente embevecida com a riqueza da criatividade da mesclagem de cores e desenhos das tecelagens. Há tecidos tão trabalhados, que se tornam verdadeiras obras de arte.
Leia mais...
Opinião Ouvir e Escutar
“É grande a quantidade de pessoas tidas como órfãs político-eleitoral do ex-governador Dante de Oliveira!” Frase de um mestrando em Ciência Política, que acabou de chegar a passeio à Capital do Estado. Sua surpresa, confessa, levou-o a indagar o porquê disto. Em busca de tal resposta, e mesmo fora do seu campo de estudos, passou a folhear jornais locais das décadas 1980 e 1990, enquanto ouvia um ou outro morador do Vale do Rio Cuiabá. O retorno ao Rio de Janeiro, porém, lhe impediu de prosseguir nessa investigação – bastante interessante. Não sem antes deixar a dita pergunta a esta coluna.
Opinião Lambança e Falta de Discussão
Interesses públicos devem ser sempre, discutidos. Princípio basilar. Ainda mais por quem se diz representantes da população. Não foi isso, no entanto, que aconteceu com a aprovação, pelos vereadores, do Projeto de Lei que cria a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O que instigou os funcionários da Sanecap, sujeitos a perdas, que se somaram a outros segmentos – entre os quais estudantes - da comunidade cuiabana, e esse entrelaçamento redundou em manifestações dentro da Casa Legislativa local e à frente da prefeitura de Cuiabá.
Leia mais...