Publicado em Quinta - 15 de Setembro de 2011

Componente do açafrão pode ajudar em tratamento contra câncer

O principal componente do açafrão, a cúrcuma, desencadeia um processo que inibe a atividade de células cancerosas presentes na saliva que fazem com que o câncer de pescoço e de cabeça se desenvolvam, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia.
Leia mais...

Estudo britânico demonstra que rir é o melhor remédio

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2011

Compartilhar uma sonora gargalhada com amigos pode diminuir a dor graças a substâncias químicas similares aos opiáceos, que invadem o cérebro quando rimos, revelou um estudo britânico. Ele será publicado na edição de quarta-feira (14) do periódico "Proceedings of the Royal Society B", da Academia de Ciências da Reino Unido.
Leia mais...

Sul e Sudeste têm mais casos de enxaquecas, indica pesquisa

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2011

As populações do Norte, Nordeste e Centro-Oeste são mais suscetíveis à cefaleia crônica do que as do Sul e Sudeste. Já os moradores dessas duas regiões são mais propensos a enxaquecas.
Leia mais...

Anvisa suspende a venda de nove fitoterápicos

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2011

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União" a suspensão da venda e do uso de dez produtos e medicamentos com desvios de qualidade.
Leia mais...

Ministério define custeio para o Academia da Saúde

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2011

Ministério da Saúde divulga os critérios de similaridade de iniciativas preexistentes ao Programa Academia da Saúde e informações sobre procedimento do cadastro das propostas para habilitação. O documento disponível na página do programa (   www.saude.gov.br/academiadasaude ) traz orientações técnicas sobre o incentivo para custeio das atividades do Programa Academia da Saúde, instituído pela Portaria 1.402 de 15 de junho de 2011, que prevê o repasse para os Municípios e o Distrito Federal nos valores de R$ 3 mil mensais ou de R$ 36 mil por ano.
Leia mais...

Saúde quer zerar fila de espera por prótese dentária

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2011

Com o objetivo de zerar a necessidade de próteses dentárias na população de extrema pobreza, o Ministério da Saúde está ampliando os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias no país. O primeiro estado contemplado é a Bahia com 19 novos laboratórios que atenderão 65 municípios. A portaria foi assinada nesta terça-feira (13) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a Conferência Estadual de Saúde da Bahia.
Leia mais...

Atendimento domiciliar do Into é referência desde 2005

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011

Por meio da Portaria 2.029 de agosto, do Ministério da Saúde, que amplia assistências aos usuários do SUS, os pacientes passam a ter acesso ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que será prestado na residência e com a garantia de continuidade dos cuidados à saúde do paciente. O SAD é substitutivo ou complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às redes de atenção disponíveis na rede pública de saúde.
Leia mais...

Queda de testosterona ajuda homens a cumprir papel de pais

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011

Os homens experimentam uma queda nos níveis de testosterona após o nascimento dos filhos, o que lhes permite enfrentar os desafios de cuidar da prole, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira.
Leia mais...

Anticorpos atacam câncer por dentro, revela novo estudo

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011

É possível contrabandear anticorpos para dentro das células do tumor, atacando o câncer de forma mais específica, revela uma pesquisa.
Leia mais...

Variante de DNA têm impacto sobre risco de mal de Parkinson

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011

Uma equipe de neurocientistas da Clínica Mayo, nos EUA, identificou variações diferentes de um mesmo gene, o LRRK2, que pode tanto dobrar os riscos de Parkinson em europeus e asiáticos quanto reduzi-los em 20%.
Leia mais...