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Tecnologia
Sábado - 28 de Agosto de 2010 às 12:31
Por: DENISE SOUSA

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Garantia, produtos com defeito e falta de peças de reposição são os três principais problemas com aparelhos celulares, de acordo com os atendimentos realizados no Procon Estadual. De primeiro de agosto de 2009 a 24 de agosto de 2010, eles responderam, respectivamente, por 48,8%, 20,17% e 19,73% dos registros relacionados a aparelhos de celulares.


Em relação a todos os problemas relacionados ao produto, a Samsung foi, nesse período, a empresa com o maior número de demandas, 26,46% dos atendimentos. Em seguida aparecem LG, com 25,38%, Sony Ericsson, 20,18%, Nokia, 15,62% e Motorola, 12,36%.

O ranking das cinco empresas em Mato Grosso é parecido com os resultados nacionais divulgados nesta sexta-feira (27.08) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. A única diferença no resultado nacional é que a Nokia aparece em terceiro lugar e a Sony Ericsson em quarto em relação ao número de demandas. O barômetro inclui dados do atendimento em 23 Procons Estaduais mais do Distrito Federal, nos seis primeiros meses de 2010.

Para a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, a divulgação contribui com o direito de escolha do consumidor. “É importante que o consumidor saiba quais as marcas disponíveis no mercado causam mais problema e o tipo de problema que cada marca apresenta”, explica.

Confira no site do Procon MT os gráficos com as demandas por empresa. http://www.procon.mt.gov.br/

Para mais informações procure o Procon Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O órgão possui também um posto de atendimento no Ganha Tempo. Os telefones para dúvidas e orientações são 151 ou 3613-8500.






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