Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Tecnologia
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 22:07

    Imprimir


O grupo hacker Anonymous se mostrou contra o governo iraniano e a Igreja da Cientologia e brevemente tirou do ar os sites da Visa, da MasterCard e de outras corporações globais.

Quando membros do grupo aparecem em público para protestar contra censura e o que veem como corrupção, eles usam uma máscara de plástico de Guy Fawkes, um inglês do século 17 que tentou explodir o Parlamento da Inglaterra.

Branca, com bochechas rosas, um sorriso largo e um fino bigode com cavanhaque, a máscara combina com os hackers porque foi usada por um anarquista que desafiou um governo autoritário em "V de Vingança", um filme produzido em 2006 pela Warner Brothers.

O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que a Time Warner, uma das maiores empresas de mídia do mundo e controladora da Warner Brothers, detém os direitos de imagem e recebe uma taxa de licença com a venda de cada máscara.

  Justin Sullivan/France Presse  
Manifestante veste máscara de Guy Fawkes, usada pelo grupo Anonymous, em protesto em San Francisco
Manifestante veste máscara de Guy Fawkes, usada pelo grupo Anonymous, em protesto em San Francisco

Os hackers usam a máscara quando protestam em frente a prédios da Cientologia. E eles a usaram durante um curto protesto neste mês em San Francisco contra a decisão do Bart (Bay Area Rapid Transit, sistema de transporte da região) de cortar o serviço de celular para impedir um protesto dentro das estações de trem

"É um símbolo do que o Anonymous defende, a luta contra governos malignos", disse um mascarado no protesto. O membro do grupo não quis revelar seu nome, observando que o ponto de usar a máscara é permanecer anônimo. "Você pode pegar uma máscara e se juntar à luta, também! Mas eu fiquei sabendo que a loja de fantasias vendeu todo o estoque até sexta", disse.

De fato, com a ajuda do Anonymous, a máscara tornou-se um dos mais populares disfarces e, de certa forma, contribuiu para os US$ 28 bilhões em receita acumulados pela Time Warner no último ano. É a máscara mais vendida na Amazon.com, na frente das máscaras de Batman, Harry Potter e Darth Vader.

"Nós vendemos mais de 100 mil dessas máscaras por ano, e é de longe a nossa máscara que mais vende", disse Howard Beige, vice-presidente-executivo da Rubie"s Costume, uma companhia de roupas de Nova York que produz a máscara. "Em comparação, nós normalmente vendemos apenas cerca de 5.000 dos outros modelos de máscaras." A máscara da Vendetta, vendida por cerca de US$ 6 em vários revendedores, é feita no México ou na China, disse Beige.

Beige disse que não sabia o motivo pelo qual a máscara recentemente se tornou tão popular. "Nós apenas pensávamos que muitas pessoas gostaram do filme "V de Vingança". E então numa manhã eu vi uma imagem desses protestadores usando a máscara em uma matéria on-line", disse. "Eu rapidamente mostrei para meu gerente de vendas."

Reprodução
Página de blog atribuído ao grupo Anonymous, acusado pela Sony de participar do ataque ao serviço PlayStation Network
Página de blog atribuído ao grupo Anonymous, acusado pela Sony de participar do ataque ao serviço PlayStation Network

Guy Fawkes não é muito conhecido nos EUA, exceto talvez pelo filme. Mas na Reino Unido a falha de sua trama contra o governo --ele foi sentenciado à morte-- é celebrada como um feriado, o 5 de Novembro ou Dia de Guy Fawkes, e é comemorado com fogueiras e fogos de artifício.

Embora a imagem de Guy Fawkes que pertence à Time Warner tenha aparecido em 2006, ela não assumiu a sua nova vida até muito mais tarde. Isso ocorreu depois que membros de um fórum de mensagens on-line conhecido como 4chan postaram um boneco de palitinho desenhado, conhecido como "Epic Fail Guy", entrando em uma lata de lixo e reaparecendo com a máscara.

Então, em 2008, o Anonymous a abraçou, explica Gabriella Coleman, professora-assistente do departamento de mídia, cultura e comunicação da Universidade Nova York. "Milhares de membros saíram de trás de seus computadores e foram para as ruas protestar contra a Igreja da Cientologia", disse. "O Anonymous sabia que, se eles iriam se encontrar em um lugar público pela primeira vez, teriam que proteger as suas identidades. Eles inevitavelmente escolheram a máscara do "V de Vingança" para isso".

"Havia literalmente milhares de pessoas em silêncio em frente à Igreja da Cientologia usando a mesma máscara de Guy Fawkes", disse Coleman. "As fotos e os vídeos que apareceram nos jornais por causa do protesto cimentaram a máscara como símbolo dos Anonymous."

A Warner Brothers não respondeu ao pedido de comentário sobre a popularidade da máscara como ferramenta dos manifestantes.

Alan Moore, o autor da revista em quadrinhos que inspirou o filme, não pôde ser encontrado para comentários, mas em uma entrevista dada para a "Entertainment Weekly" em 2008, ele expressou quão orgulhoso estava do papel da máscara nos protestos contra a Igreja da Cientologia.

"Aquilo me agradou", disse ele. "Aquilo me deu uma sensação boa." 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/55736/visualizar/