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Tecnologia
Quarta - 12 de Outubro de 2011 às 10:48

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Adolescentes de todo o mundo foram convidados a desenvolver experiências que poderão ser feitas na Estação Espacial Internacional e que serão exibidas ao público no site de vídeos YouTube.

A página na internet para compartilhamento de vídeos, de propriedade do Google, e a gigante chinesa de computadores Lenovo trabalharão com as agências espaciais americana, europeia e japonesa para lançar o "laboratório do espaço" no YouTube como forma de despertar o interesse dos jovens pela ciência, como explica Zahaan Bharmal, diretor de marketing da companhia californiana de internet para Europa, África e Oriente Médio.


- O Google foi fundado por cientistas, por isso inspirar a próxima geração de cientistas é muito importante para nós.

Bharmal foi quem teve a ideia de que os estudantes pensassem em experimentos interessantes para por em prática na microgravidade da estação orbital e, em seguida, selecionar os mais interessantes para serem executados.

- Selecionaremos os dois melhores experimentos, os colocaremos em um foguete e enviaremos à Estação Espacial. Esperamos que a difusão em tempo real no YouTube seja a maior e mais interessante aula do mundo.

O júri que escolherá as experiências incluirá o respeitado físico e cosmologista Stephen Hawking. Os projetos deverão ser inscritos nas categorias de física ou biologia.

O concurso Laboratório do Espaço, do YouTube, está aberto a estudantes de 14 a 18 anos.

O prazo para apresentação de ideias termina em 7 de dezembro e os vencedores serão anunciados em março, em Washington.

Segundo Bharmal, as experiências vencedoras serão enviadas ao espaço no ano que vem, a bordo de um foguete japonês guiado por computadores Lenovo, e exibidas ao vivo no YouTube, com o apoio da Nasa, agência espacial americana.

Os estudantes cujas ideias forem selecionadas terão que escolher como prêmio assistir ao lançamento do foguete ou visitar o centro de treinamento de cosmonautas, na Rússia.

Os seis ganhadores regionais poderão experimentar voos em gravidade zero, conhecidos como "cometas do vômito" por causa das sensações que provocam, afirmou Bharmal.

O canal Laboratório do Espaço no YouTube poderá se tornar uma plataforma online permanente para divulgar conteúdo relacionado com a ciência.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no endereço eletrônico: youtube.com/user/spacelab.
 





Fonte: AFP

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