Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Tecnologia
Segunda - 01 de Outubro de 2012 às 14:12

    Imprimir


Galaxy S 3, iPhone 5 ou HTC One? É uma pergunta difícil para os ministros taiwaneses.

Autoridades governamentais de Taiwan vêm passando por interrogatórios sobre os smartphones que usam --especificamente se eles apoiam a HTC, fabricante sediada localmente que exerce um importante papel na economia altamente tecnológica do país asiático.

Hu Yu-wei, ministro de informação e porta-voz do governo taiwanês, causou polêmica neste domingo (30) ao postar uma imagem de um iPhone 5 na sua página do Facebook.

"Ajude a economia e intensifique o consumo", escreveu Hu como legenda da imagem do telefone da Apple em sua postagem.

O fato repercutiu imediatamente na imprensa e na internet.

"Você consegue imaginar o porta-voz do governo sul-coreano falando sobre o iPhone 5 na sua página do Facebook?", escreveu o jornal de grande circulação "United Daily News", que lembrou que o presidente Ma Ying-jeou, um grande fã da HTC, dá aparelhos da fabricante local como presentes a visitantes estrangeiros.

Encarando tais críticas, Hu disse mais tarde que não tem o telefone feito pela Apple e estava apenas cogitando a aquisição de um.

PRODUÇÃO REMOTA

O ato de Hu pode ter sentido econômico, considerando-se que a previsão de crescimento do PIB de Taiwan para este ano é de pouco mais que 1% e que o governo está atualmente tomando medidas para estimular o consumo interno.

Além disso, o iPhone 5 usa muitos componentes fabricados em Taiwan e é manufaturado na China pela taiwanesa Foxconn.

Mas as fortunas decadentes da HTC --em especial por causa da competição de Apple e Samsung-- vêm sendo citadas como uma das principais causas pela queda nas exportações de Taiwan nos últimos seis meses.

O ministro da economia de Taiwan, Shih Yen-hsiang, recomendou publicamente a compra de produtos HTC, observando que a HTC faz seus telefones em Taiwan e é mais importante para a economia local que a maioria dos fabricantes de computadores, que fabricam seus produtos na China.

Hu disse que agora usa um HTC One, modelo que oferece câmera e ferramenta de reprodução musical avançadas.

"Uso HTC, assim como a maioria dos meus colegas", disse Hu. "A acusação de não ter sido patriótico [em minha postagem no Facebook] foi um mal-entendido."

Contudo, ele disse, a democracia taiwanesa ainda tem de "amadurecer" para que todas as autoridades "se tornem livres do temor de serem pegos usando um telefone que não da HTC."






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/29983/visualizar/