Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012 | por JUACY DA SILVA

Opinião Rio: Vitrine do Brasil

O Rio deJaneiro é, sem sombra de dúvida, a cidade mais conhecida do Brasil e é considerada uma das mais belas cidades do mundo, com suas paisagens como a baia de guanabara, o Corcovado (onde está a imagem do Cristo Redentor)e o conjunto formado pelos morros da urca e do pão de açúcar como um dos cartões postais que encantam não apenas turistas nacionais, internacionais e também seus moradores.
Leia mais...

Opinião Juína e as perspectivas de investimentos

Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012 | por José Riva

A promissora Juína completa mais um ano de emancipação político-administrativa neste dia 9 de maio. Neste dia festivo, quero mensurar a nossa vontade de continuar na luta por dias melhores, tornando possível a realização de novos investimentos nesta acolhedora cidade, mesmo diante da contenção de gastos do Poder Executivo Estadual.
Leia mais...

Opinião Informática

Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012 | por GABRIEL NOVIS NEVES

Estou fazendo um curso de educação continuada em informática. Sou da geração do lápis, borracha, caderno de caligrafia, caneta tinteiro em formato de pena - bem depois é que surgiram as canetas esferográficas.

Leia mais...

Opinião Uma Manobra Por Interesse

Publicado em Terça - 08 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

 “O espírito público” está presente nas ações dos políticos. Este, aliás, é o que cada um deles prega, e diz fazer com dedicação e aplicação. Ainda que a realidade seja bem outra. Pois, mesmo diante de um programa social, sempre há um ganho particular, privado, a exemplo dos “bolsas quaisquer coisas”. Embora, na maioria das vezes, o objetivo seja tão somente o bem pessoal, tal como a mudança que permita a reeleição do presidente da Assembléia Legislativa. 
Leia mais...

Opinião O Mercado de Vice-Prefeito

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

Fala-se muito em postulantes para as disputas das principais prefeituras do Estado de Mato Grosso. Quase nada, porém, sobre os possíveis candidatos a vice-prefeito. Raro é o texto que traz uma linha a respeito. Talvez por considerar o dito tema sem importância, ou mesmo por considerar que o vice não passa de um nome – menor – impresso na chapa. 
Leia mais...

Opinião Desmistificando a elaboração de um currículo

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012 | por Odilon Medeiros

Com frequência respondo perguntas dos meus alunos e participantes das minhas palestras sobre a correta forma de elaborar um currículo vitae. São perguntas do tipo:
Leia mais...

Opinião Rixas Pessoais na Campanha Eleitoral – Final

Publicado em Domingo - 06 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

A disputa pela prefeitura de Cáceres também é apimentada por desavenças pessoais. São estas, não os projetos para a cidade, que devem nortear à campanha eleitoral deste ano, assim como se deu com eleições passadas.
Leia mais...

Opinião A felicidade adiada

Publicado em Sábado - 05 de Maio de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

A vida segue em frente, mas o importante é sempre saber que o comando é individualizado, e muitos fazem opção de ser comandado. Fazer planos e imaginar um futuro com muita prosperidade é o grande objetivo de todos, mas alguns pensam que só podem  alcançar esse objetivo se isolando, como se a vida ficasse parada esperando por ele, e todas outras atividades   pudessem  ser adiadas:
Leia mais...

Opinião Segurança jurídica durante processo

Publicado em Sábado - 05 de Maio de 2012 | por Thiago Fellipe Nascimento

Quando se busca a proteção do Estado-Juiz para composição do conflito de interesses, espera-se que a decisão seja proferida a tempo de proteger o direito objeto do litígio. Logo, num primeiro plano, a decisão judicial somente é adequada à pacificação do conflito social quando entregue em tempo razoável, sob pena de perecimento do direito.
Leia mais...

Opinião A “cirurgia” de Silval

Publicado em Sábado - 05 de Maio de 2012 | por Mário Marques de Almeida

“Cortar na própria carne” é um termo forte, impactante, usado simbolicamente, como é óbvio, para exemplificar medidas duras no sentido de mandar apurar e punir os próprios colegas pilhados em atos criminosos. Usualmente, aplica-se mais à administração pública e se tornou uma espécie de jargão do setor.  E já está ficando batido e desgastado, diante de tantas denúncias e de escândalos que ocorrem no país.
Leia mais...