Notícias Saúde
Vitamina D pode proteger contra câncer, diabetes e artrite, indica pesquisa
A vitamina D pode proteger o corpo humano contra uma série de doenças ligadas a condições genéticas, incluindo câncer, diabetes, artrite e esclerose múltipla, segundo uma pesquisa britânica recém-publicada.
Mamografia 3D reduz quantidade de falsos positivos e repetições
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) revelam que as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado. Somente este ano serão diagnosticados cerca de 50 mil novos casos da doença. Para mais de 11 mil mulheres o câncer de mama será fatal. Nesse cenário, a mamografia 3D se destaca em termos de diagnóstico, reduzindo a quantidade de repetições e de falsos positivos.
Glicemias Online: ferramenta para controle do diabetes chega à versão final
O Glicemias Online, sistema que permite ao diabético o controle diário e detalhado de sua variação glicêmica, chega este mês à sua versão final. Disponível desde março deste ano em www.glicemiasonline.com.br, o sistema, gratuito, traz novas funcionalidades e um novo sistema de estatísticas.
Enzima natural pode ajudar a reduzir dependência de cocaína
A inibição de uma enzima produzida de forma natural pelo corpo humano, a ALDH-2, poderia ajudar no tratamento da dependência à cocaína, segundo estudo publicado nesta semana pela revista Nature Medicine.
Estado promove oficina para intensificar ações de redução da mortalidade infantil
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) realizou, entre os dias 17 e 19 de agosto, uma Oficina de Qualificação do Nasf para Intensificação das Ações de Redução da Mortalidade Infantil que cumpriu o objetivo de capacitar técnicos responsáveis pela Atenção Primária dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) do Estado, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Famíilia (Nasfs), e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios que são prioritários para o desenvolvimento de ações para redução da mortalidade materna e infantil que já possuem Nasfs implantados. Os municípios prioritários e que já possuem unidades do Nasf são: Alta Floresta, Barra do Garças, Poconé e Rondonópolis.
Seis casos de malária são registrados em Nova Mutum
A Vigilância Epidemiológica de Nova Mutum registrou 6 casos de Malária no município. Desde o mês de julho, os casos suspeitos estavam em acompanhamento da secretaria municipal de Saúde e foram confirmados na última semana.
Fumante passivo corre risco de alteração de atividade genética, diz estudo
Cientistas da Universidade Médica Weill Cornell, em Nova York, afirmam em estudo que os fumantes passivos têm alto risco de desenvolver doenças pulmonares porque a fumaça dos cigarros pode alterar sua atividade genética.
Fracasso do saneamento
Rede de esgotos, fundamental para a saúde e para o desenvolvimento econômico, ainda é um luxo em quase metade das cidades brasileiras. Em menos de meio século, a migração do campo para a cidade mudou radicalmente a distribuição espacial da população. Pelo menos 85% dos brasileiros vivem hoje em cidades. Mais do que nunca precisam de serviços públicos de saneamento. Em 2008, no entanto, só 55,2% dos municípios dispunham de coleta por meio de rede sanitária. A informação é da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico divulgada na sexta-feira pelo IBGE. A melhora foi mínima desde a virada do milênio. Em 2000, a proporção era de 52,2%. O aumento foi de apenas 3 pontos porcentuais, embora o País tenha atravessado uma fase de prosperidade. Nesse período, a receita de impostos e contribuições cresceu rapidamente em todos os níveis de governo.
ONU pede mais helicópteros para chegar aos ilhados no Paquistão
ISLAMABAD - A Organização das Nações Unidas (ONU) e as autoridades paquistanesas fizeram um apelo à comunidade internacional neste domingo, 22, para que forneça mais helicópteros que possam chegar às centenas de milhares de atingidos pelas inundações, que estão ilhados em áreas pouco acessíveis por terra.
Fumo passivo modifica genes no pulmão e pode levar ao câncer
Cientistas da Universidade Cornell, em Nova York, afirmam em estudo publicado ontem que o contato com a fumaça do cigarro, ainda que por fumo passivo ou ocasional, causa mudanças genéticas no pulmão.