Estado promove oficina para intensificar ações de redução da mortalidade infantil
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) realizou, entre os dias 17 e 19 de agosto, uma Oficina de Qualificação do Nasf para Intensificação das Ações de Redução da Mortalidade Infantil que cumpriu o objetivo de capacitar técnicos responsáveis pela Atenção Primária dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) do Estado, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Famíilia (Nasfs), e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios que são prioritários para o desenvolvimento de ações para redução da mortalidade materna e infantil que já possuem Nasfs implantados. Os municípios prioritários e que já possuem unidades do Nasf são: Alta Floresta, Barra do Garças, Poconé e Rondonópolis.
Segundo a coordenadora de Atenção Primaria da SES/MT, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, a realização da oficina faz parte de um conjunto de ações previstas no Plano Estadual para Redução da Mortalidade Materna e Infantil.
Dentre os objetivos alcançados pela oficina a coordenadora listou a realização do alinhamento conceitual sobre diretrizes e processos de trabalho dos Nasfs, a realização do alinhamento conceitual sobre a integração do Nasf com as equipes de Saúde da Família e nas Redes de Atenção à Saúde regionais, a discussão dos aspectos elementares sobre o gerenciamento e programação das ações de pré-natal e puericultura, a discussão da atuação do Nasf junto às equipes de Saúde da Família, com foco na qualificação do cuidado materno-infantil, e a construção de uma proposta de intervenção para a redução da mortalidade infantil até um ano.
“Algumas das ações voltadas para a redução da mortalidade materna e infantil no Estado, e que são necessárias para a construção de uma proposta de redução da mortalidade infantil abordadas na oficina, foram a ampliação da cobertura da estratégia Saúde da Família, a implantação de novas equipes do Nasf e a qualificação destas equipes no que se refere à atenção à saúde da gestante e da criança”, afirmou Regina Paula.
NASF - O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foi criado com o objetivo de aumentar a resolutividade das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) mediante o apoio de especialistas e profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Existem duas modalidades de Nasfs: o Nasf 1 e o Nasf 2.
O Nasf 1 é composto por, no mínimo, cinco profissionais de nível superior formados nas áreas de Psicologia, Assistência Social, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Ginecologia, Homeopatia, Acupuntura, Pediatria e Psiquiatria.
Já o Nasf 2 é composto por, no mínimo, três profissionais de nível superior formados nas áreas de Assistência Social, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, e Terapia Ocupacional. Em Mato Grosso foram implantadas, até o momento, 15 equipes do Nasf modalidade 1 e 13 equipes do Nasf, modalidade 2.
“Entre as várias ações do Nasf, desenvolvidas em conjunto com as equipes de Saúde da Família e acordadas com os princípios de interdisciplinaridade, intersetorialidade, integralidade, educação popular, territorialidade, controle social, educação permanente em saúde, promoção e humanização da saúde, encontra-se o apoio às atividades que visam a redução da mortalidade infantil”, destacou Regina Paula de Oliveira Amorim Costa.
Comentários