Notícias Saúde
Saúde amplia lista de doenças de notificação obrigatória
O Ministério da Saúde ampliou a lista de doenças de notificação compulsória com a inclusão de cinco novas doenças, agravos e eventos de importância para a saúde pública. A nova lista, com 44 itens, passa a incluir acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas; atendimento antirrábico após ataque de cães, gatos e morcegos; intoxicações por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos e metais pesados, como chumbo; sífilis adquirida; e Síndrome do Corrimento Uretral Masculino.
Pão especial ajudará a controlar diabetes; vídeo
A nutricionista Carla Manfrinato, pesquisadora da Faculdade Ingá, em Maringá (PR), criou um pão especial que pode ajudar no controle do diabetes. A pesquisadora conta que uma fibra especial (ela diz não poder revelar o nome por causa do processo de patente) presente no produto "atrapalha" a absorção de açúcar pelo corpo, o que ajuda a controlar o nível de glicose no sangue.
Carta dos ginecologistas e obstetras de São Paulo sobre o sistema de saúde suplementar
Reunidos no XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, para o I Fórum de Honorários Médicos, ginecologistas e obstetras (GO) do Estado de São Paulo adotamos nova estratégia na luta por remuneração digna na saúde suplementar e por mais qualidade na assistência à mulher.
Suporte da família determina qualidade de vida do paciente
São muitos os casos de câncer, hoje em dia, que apresentam bom prognóstico de tratamento. Mesmo assim, a maioria dos pacientes sofre um grande impacto ao conhecer o diagnóstico, sofrendo importantes alterações na autoimagem e na autoestima. Assim como o apoio psicológico, o suporte da família é determinante para que a pessoa encare o tratamento da melhor forma possível e supere a fase difícil com o máximo de qualidade de vida possível.
OMS elogia saúde pública no Brasil, mas destaca que SUS precisa de financiamento
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com elogios ao sistema público de saúde no Brasil, mas alertou para a necessidade urgente de financiamento na área. Até 1988, metade dos brasileiros não contava com nenhum tipo de cobertura.
Catarata: implante de lentes tóricas restitui visão do paciente
Dados da Academia Americana de Oftalmologia revelam que 17% da população acima dos 40 anos sofrem de catarata nos Estados Unidos. A incidência da doença salta para 90% depois dos 70 anos. No Brasil, pelo menos metade dos idosos sofre da doença, em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada, reduzindo a visão da pessoa. Apesar de simples, a cirurgia de catarata não costuma desobrigar o paciente ao uso de óculos. As lentes tóricas, então, são um excelente recurso para a pessoa enxergar ainda melhor do que antes.
Carta dos ginecologistas e obstetras de São Paulo sobre o sistema de saúde suplementar
Reunidos no XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, para o I Fórum de Honorários Médicos, ginecologistas e obstetras (GO) do Estado de São Paulo adotamos nova estratégia na luta por remuneração digna na saúde suplementar e por mais qualidade na assistência à mulher.
Allergan lança o primeiro portal na internet sobre bexiga hiperativa
Com o objetivo de fornecer mais informações e esclarecer dúvidas sobre a Síndrome da Bexiga Hiperativa, a Allergan lança o portal “Controle Urinário” www.controleurinario.com.br - o primeiro canal de notícias na internet sobre o assunto.
Anvisa pode multar os fabricantes das pulseiras quânticas
A Vigilância Sanitária afirmou ontem que vai multar os fabricantes e revendedores das chamadas pulseiras bioquânticas, caso continuem veiculando publicidade com apelo terapêutico. As multas podem variar de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão.
Médica Quarraisha Abdool Karim, uma das autoras do estudo, explica como aplicar gel vaginal
Dois novos estudos vão testar eficiência de gel que previne contra o HIV
Dois novos estudos em humanos vão ser feitos para confirmar os resultados de um promissor gel microbicida que reduz o risco de infecção pelo vírus HIV em mulheres. O produto, já testado em africanas, que reduziu em média em 39% o risco da doença. Os experimentos têm patrocínio do Unaids (Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids).