Notícias Saúde
Diagnóstico de deficit de atenção divide especialistas
O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbio que prejudica o aprendizado de crianças, tem provocado intensa polêmica no meio médico.
Álcool e cigarro podem retardar o início da puberdade
O consumo precoce de álcool e cigarros pode atrasar o início da puberdade. Isso é o que sugere um estudo da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, que avaliou informações de 3.106 meninas com idades entre 11 e 21 anos.
Mortes de gestantes caem 34% no mundo, mas continuam acima de meta da ONU
As mortes decorrentes de complicações na gestação e parto caíram um terço nas últimas duas décadas, mas mil mulheres ainda morrem desnecessariamente por dia no mundo, informou nesta quarta-feira a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Prefeito Neurilan Fraga e a Secretária Municipal de Saúde, Norma Barradas durante reunião que definiu criação da equipe
Prefeito cria equipe para primeiros socorros em Nortelândia
O Prefeito Municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga determinou a Secretária Municipal de Saúde, Norma Firmiano Rodrigues Barradas a criação de uma equipe para atendimento de primeiros socorros, ou seja, urgência e emergência, para casos de acidentes automobilísticos, afogamento, alcoolismo, asfixia, eletrocução, fraturas e lesões, hemorragias, intoxicações, mordidas de animais, parto súbito, queimaduras, transporte de vitima, parada cardíaca, respiratória, estado de choque, entre outros.
Gripe suína pode se tornar resistente a drogas, diz estudo
Um vírus da gripe suína que contaminou uma mulher em Cingapura sofreu uma mutação que o deixou resistente a medicamentos praticamente de uma hora para outra, disseram os médicos num estudo que revela as limitações do uso de drogas para tratar a gripe.
Alzheimer é um assunto para não se esquecer!
Dificuldades de raciocínio e para realizar tarefas habituais, alterações frequentes de humor e comportamento, mudanças de personalidade, desorientação no tempo e no espaço. Estes são alguns dos sinais de alerta para a doença de Alzheimer e para que uma pessoa procure ajuda médica.
Paralisia Cerebral: alerta para a prevenção
Paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais. Acontece durante a gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança. A especialista em ortopedia Ana Paula Tedesco, do Instituto de Neuro-ortopedia, de Caxias do Sul, vem desenvolvendo um importante papel no estudo e tratamento desta doença.
Novo portal SOGESP: referência em saúde da mulher, ginecologia e obstetrícia
Acaba de entrar no ar o novo portal SOGESP, no endereço eletrônico www.sogesp.com.br. Trata-se de uma ferramenta elaborada com todo o esmero para atender as mais amplas necessidades dos especialistas e do público leigo.
Brasil vendeu 3,17 milhões de comprimidos para impotência em julho
Venda de remédios para impotência cresce quase 50% após lançamento de genéricos
Em apenas um mês, a chegada de remédios genéricos e similares do Viagra já mudou o cenário do mercado de remédios para disfunção erétil. Em julho, um mês após a chegada dos novos medicamentos às farmácias, houve um aumento de 47,5% na venda desses produtos.
Vodka no olho pode cegar
Nem colírio, nem óculos escuros. A nova ‘onda’ entre jovens é derramar uma dose de vodka nos olhos para embriagar mais rápido. Batizada de “vodka eyeballing” a experiência que começou nos Estados Unidos e se alastrou pela Europa, está chegando ao Brasil. Dois universitários que colocaram vodka no olho, recentemente foram atendidos pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. Os pacientes apresentavam ulcerações na córnea, membrana transparente semelhante ao vidro do relógio que fica em frente à íris, parte colorida do olho. Os sintomas são: dor, olhos vermelhos, sensibilidade à luz, lacrimejamento e visão borrada. O médico diz que a prática provoca queimadura na córnea e pode cegar, dependendo de quanto de tecido for lesado.