Notícias Saúde
Exagerar no açúcar prejudica a visão
O consumo de açúcar vem crescendo no mundo todo e se transformou numa das principais questões da saúde pública em vários países. O Brasil é um deles. Por aqui, o consumo per capta de açúcar responde pela ingestão de 40O a 500 calorias/dia, segundo estudo conduzido na Universidade de Harvard (EUA). Isso é 4 a 5 vezes mais que as 100 calorias/dia ou 6 colheres de chá que correspondem as 25 gramas/dia, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da obesidade e diabetes, este hábito causa doenças cardíacas e oculares a médio prazo.
Especialista ajuda grávidas a chegar ao ápice prazeroso durante o parto
Durante o documentário “Orgasmic Birth” (Nascimento orgástico), a americana Debra Pascali-Bonaro falou sobre seu trabalho como educadora e assistente de partos.
Cirurgia bariátrica não é tão simples quanto parece
Hábitos de vida cada vez mais desregrados, dietas inadequadas com muitos alimentos calóricos ricos em açúcar, além do baixo consumo de frutas e hortaliças – apenas 22,7% das pessoas ingerem diariamente a porção certa de alimentos saudáveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, aliadas ao sedentarismo e a fatores genéticos fazem da obesidade o “mal do século”.
Remédio que inibe infecção por HIV atrai baladeiros
Sábado, 21h29, o rapaz chega ainda ofegante ao plantão do pronto-socorro do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Há exatos 60 minutos, ele tinha participado de um evento em que se expôs ao HIV. Tecnicamente, o jovem fez direitinho a lição de casa: a indicação para o tratamento de profilaxia pós-exposição (PEP) do HIV é de fato mais eficiente quando ministrado até duas horas após o possível contato com o vírus da Aids.
Quer ficar menos tempo com aparelho? Escove bem os dentes
Que a falta de higiene bucal pode acumular placa bacteriana nos dentes, a maioria sabe. Para quem usa aparelho, o rigor deve ser dobrado. Mas será que se todos soubessem que um aparelho limpo conserta os dentes mais rápido, a informação seria levada mais a sério?
Governo quer distribuir gratuitamente remédio preventivo que evita infecção pelo vírus HIV
No começo do ano que vem, o Ministério da Saúde pretende incluir o Truvada — nome comercial do remédio de uso contínuo que pode impedir a contaminação por HIV — à lista dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS. O medicamento já foi aprovado pela Anvisa, mas ainda não é encontrado à venda no Brasil.