Notícias Meio Ambiente
Sema-MT inutiliza apenas 3% dos maquinários apreendidos após flagrante de desmatamento ilegal
Apenas cerca de 3% dos maquinários apreendidos pelas operações de combate ao desmatamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e forças de Segurança Pública estadual precisaram ser inutilizados nos últimos quatro anos. Mais de mil maquinários foram retirados de infratores após flagrante de desmate ilegal.
Sema ignora lei que proíbe PCHs e analisa 6 projetos
A equipe multidisciplinar é composta por 8 servidores da Sema, sendo coordenada pelo engenheiro agrônomo Jerônimo Couto Campos. O tem um ano para emitir Parecer Técnico referente aos estudos realizados.
Piracema terá duração de 4 meses em MT
O banco de dados abrange informações desde 2004 e a cada ano vem sendo aprimorado, incluindo mais locais e o número de indivíduos analisados. Cada bacia é analisada separadamente por meses do ano e depois integradas para um melhor resultado.
Defeso da Piracema em Mato Grosso de 2023 será entre outubro a 1º de fevereiro
O Conselhou decidiu manter o mesmo período dos últimos anos em todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso, baseado nos estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no Estado.
Entidades solicitam participação no processo que julga Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Cuiabá
A legislação foi questionada no STF pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI ), que pede pela inconstitucionalidade da lei.
Mato Grosso defende separação do desmatamento autorizado do ilegal para eficiência da fiscalização
Em Mato Grosso, 51% das aberturas de áreas da Amazônia do primeiro trimestre foram feitas com autorização ambiental. O resultado é reflexo dos investimentos estaduais no combate aos crimes ambientais e do licenciamento ambiental. Outro apontamento é de que as ações devem ir além de multar os infratores para que se consiga, efetivamente, responsabilizar quem cometeu crimes ambientais.
Quase metade do território mato-grossense foi destruído pelo fogo em quase 4 décadas
O estudo aponta que o estado teve 43,2 milhões de hectares destruídos pelo fogo no período, o que representa 47,8% do território mato-grossense.
Brasil queimou área equivalente a Colômbia e Chile entre 1985 e 2022
Usando imagens geradas por três satélites Landsat, foi rastreada a ação do fogo em todos os tipos de uso e cobertura da terra em território brasileiro. De acordo com os resultados, o Cerrado e a Amazônia foram os biomas mais atingidos, correspondendo a cerca de 86% da área queimada.
Ministério Público exige que instituições adotem medidas de conservação de parque
Os ofícios foram encaminhados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à Polícia Federal (PF), à Polícia Rodoviária Federal (PRF), e à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).