Notícias Educação
Unemat aprova cursos para Sinop, Sorriso e Alta Floresta
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou a criação de 9 novos cursos em modalidades diferenciadas, para atender demandas específicas e temporária. Foi homologada a implantação de turmas, fora de sede, de Comunicação Social em Alta Floresta, computação em Sinop, letras e administração em Sorriso, letras em Tapurah, matemática em Brasnorte e história, matemática e química em Matupá, por meio do projeto de licenciaturas plenas parceladas. A implantação dos cursos ainda deverá ser aprovada pelo Conselho Superior Universitário (Consuni), que se reunirá na próxima semana (12). Falta definir quando será o vestibular de cada um.
Secretário de educação de Denise participa de fórum extraordinários "Novos Desafios"
O Secretário Municipal de Educação de Denise, Edvaldo Carnaúba, participou em Cuiabá do Fórum “Novos Desafios” organizado pela União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), realizado de 18 a 20 de Abril na sede da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM).
Mato Grosso é um dos estados que menos investe na Educação; pior do Centro-Oeste
Dos três estados que forma a região Centro-Oeste, Mato Gross é o que tem menor índice de investimento: apenas 26,01%. Mato Grosso do Sul, cujo perfil econômico e social é bem parecido com o do Estado, o investimento chega a casa dos 32,51%. Goiás, cuja arrecadação é bem maior que os dois, aplica 29,20%. Os dados são do levantamento feito por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A Constituição Federal determina que estados e municípios devem investir em educação pelo menos 25% de sua arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Enem tem quase 2 milhões de inscritos em cinco dias
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem abertas até 15 de junho, exclusivamente pela internet. Até as 19h da sexta-feira, 1.966.270 estudantes se inscreveram para participar da prova. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que as inscrições superam 2 milhões neste fim de semana.
Abertas inscrições para 455 vagas do vestibular do Instituto Federal de MT
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) abriu as inscrições para o vestibular da instituição. São 455 vagas disponíveis nos campi de Cuiabá, Campo Novo do Parecis e São Vicente.
Última semana para posse de técnicos da Unemat aprovados em concurso público
Encerra-se na próxima sexta-feira (08.06) o período para posse dos 113 profissionais técnicos da educação superior da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), aprovados em concurso público realizado em 9 de outubro. O Ato de nomeação nº 7.749/2012 pode ser acessado em: www.iomat.mt.gov.br/.
Leia mais...
Número de inscritos no Enem já supera 1 milhão
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 ultrapassou 1 milhão nos dois primeiros dias do processo. A informação foi divulgada em programa de rádio produzido pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído nesta quarta-feira via internet.
Enem tem mais de 1,6 milhão de inscritos
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio alcançou mais de 1,6 milhão de inscritos até as 16h desta quarta-feira (31). O prazo de inscrição começou na última segunda (28) vai até o dia 15 de junho.
Unemat anula três questões e divulga gabarito preliminar do vestibular 2012
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) disponibilizou aos candidatos o gabarito preliminar das provas objetivas do vestibular 2012/2. Três questões foram anuladas e os pontos referentes a elas serão atribuídos a todos os candidatos. As provas do vestibular 2012/2 da Unemat foram realizadas por cerca de 14 mil candidatos no domingo (27) e segunda-feira (28). Foram oferecidas 2.680 vagas em 48 cursos regulares e em turmas na modalidade a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Casamento gay e bullying podem ser temas para redação do Enem; saiba mais
Não basta mergulhar nos livros didáticos, decorar regras de acentuação e caprichar na ortografia. Para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro, é preciso conhecer a fundo assuntos da atualidade. Professores ouvidos pelo Jornal O GLOBO sugerem atenção especial a assuntos largamente discutidos neste ano, como o Código Florestal, casamento gay, comportamento jovem nas mídias sociais, as questões ambientais, bullying, desigualdade social, acontecimentos na política nacional, valorização da saúde.